domingo, 9 de junho de 2013

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

Lei Chico Prego, como a Lei Rubem Braga, valorizam a cultura e facilitam publicação de livros, edição de outros instrumentos de cultura.  Não deve faltar a nenhum município a sua.

Oi, amigo/a:

Venho informar o lançamento de mais 7 livros viabilizados pela Lei Chico Prego, safra dos Editais de 2009/2010 e 2011.

O evento está marcado 18 de junho, uma terça-feira, a partir das 18 horas, na Biblioteca e Centro Cultural “Carlos Correa Loyola”, no Bairro Valparaíso (Serra), à Av. Guarapari, 112.

Estou certo de que o clima será ainda mais gostoso se puder contar com sua presença, de seus familiares, vizinhos e amigos, particularmente os das redes sociais.

Por favor, convide-se e a toda esta gente.

Muito obrigado.

Maurilen de Paulo Cruz (Mauri)
Rua Estácio de Sá, 155 (rua que começa em frente ao Bradesco, perpendicularmente à Avenida Central) Parque Residencial Laranjeiras – Serra (ES) – 29165-450
Telefone: (0xx27) 3328-5928

Títulos que estarão sendo lançados:

“Se as Flores Pudessem Falar” (poesias), de Adonias Baldan: “Um acervo poeticamente comprometido com o nosso cotidiano, poemas que procuram suprir a lacuna que existe no convívio social de todos, textos acessíveis e simples, que constituem o resultado da minha convivência dentro da comunidade" (palavras do autor, na contracapa do livro).

“Lençol de Ilusão” (poesias), de Marcos Marcelo Lírio: Poesias bem de acordo com a maneira de ser do mundo moderno: curtas, rápidas, simples, quase haikais. De certa forma, a obra se explica no último verso da poesia-título (pagina 23): “A vida vista de cima é menos agressiva.”

“Tony: O Salva-Peixes do Fundo do Mar” (infanto-juvenil), de Célia Mara Rangel Nunes: Aventuras de um caranguejo literalmente “antenado” na modernidade, que vive para a missão herdada do pai e do avô: salvar peixes das redes dos pescadores. Belas e coloridas ilustrações aumentam a expressividade.

“Culinária dos Deuses Encantados”, de Orlando Costa Santos: Receitas de comidas que se consomem nos rituais de candomblé e umbanda e “receitas” da arte de viver, baseadas na experiência do autor, de 79 anos, presidente da Unescap (União Espírita Capixaba).

“O Templo e a Forca: A História de uma Insurreição Imaginada”, de Isabela Basílio de Souza Zon: Análise da relação entre história e ficção no romance “O Templo e a Forca” (1999), a “licença

Isabela Zon
poética” de Luiz Guilherme Santos Neves sobre a Insurreição do Queimado, havida na Serra em 19/03/1849. Santos Neves “cria” uma história cujos episódios e personagens não estão necessariamente nos documentos oficiais.

“Luiz Gama e André Rebouças: Negros Livres no Brasil Imperial”, de Hiléia Araújo de Castro: Biografia e militância de dois abolicionistas de características muito especiais: eram descendentes de negros e intelectuais, tidos como “mulatos geniais”, afirma a autora.

“Introdução à Fotografia”, de Rodger Hedu Savaris de Oliveira: Dividido em “aulas”, ilustrado, é um manual sobre como obter o melhor de uma máquina fotográfica. E um pouco da história da fotografia.