Associação
dos Diplomados
da Escola
Superior de Guerra
Delegacia do
Estado de Mato Grosso
do Sul
COR UNUN ET
ANIMA UNA PRO BRASILIA
UM SÓ CORAÇÃO E UMA SÓ ALMA PELO
BRASIL
NÚCLEO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS
GRAMSCI no BRASIL
AGRADECIMENTO
A todos que participaram dos estudos que culminaram no
presente trabalho com a finalidade de “conhecer
o Brasil para melhor servi-lo”.
PROPOSTA
Estimular o debate, reunindo e unindo todos em torno do bem-comum,
colocado acima de interesses pessoais e de qualquer espécie de grupo, para a
criação de um Projeto de Nação fundamentado no processo histórico-cultural
brasileiro.
METODOLOGIA
Identificar ideias, atitudes, comportamentos e ações que
estão em harmonia com o marxismo-gramscismo para, através da “via pacífica”,
transformar o Brasil em uma República Socialista.
Antonio
Gramsci (1891-1937)
Intelectual italiano e um dos fundadores do Partido Comunista Italiano (PCI)
em 1921, percebeu que a implantação do comunismo nos países do Ocidente não
deveria seguir o modelo russo (LENIN) do uso da violência para conquistar ou
tomar o Estado, mas, sim, ao contrário, primeiro conquistar o Estado e
depois, então, a aplicação da violência para finalizar o processo.
Nessa concepção, destaca-se o valor atribuído ao seu entendimento de
Sociedade Civil como sendo o espaço social onde deve ocorrer a luta pela
hegemonia , para que a classe subalterna passe a ser a Classe Dirigente.
Um grupo social da classe dirigente, assumindo o controle da Sociedade
Política
(Estado), permite que o partido da Classe Dirigente seja posicionado acima do
Estado.
A manobra é simples, lenta e gradual.
Utiliza-se dos instrumentos legais e políticos da democracia para, de
forma pacífica e sorrateira, minar e enfraquecer as principais trincheiras
democráticas: Executivo, Legislativo, Judiciário,
Forças Armadas, Religião e a Família.
Usando a propaganda
subliminar, o populismo e a demagogia, as consciências são entorpecidas e é
criada a sociedade massificada para a luta pela hegemonia.
O envolvimento estratégico também é simples e eficaz, conduzindo o processo em três fases:
-
na primeira,
organiza o Partido das Classes Subalternas e luta pela ampliação das
franquias democráticas para facilitar a ação política, explorando as
deficiências e vulnerabilidades do governo;
-
na segunda,
luta pela hegemonia das classes subalternas, criando as condições para a
tomada do poder;
-
na terceira fase,
toma o poder, impondo novos valores e princípios através de uma nova ordem.
O “socialismo pacífico” é a etapa intermediária para o “socialismo marxista”,
o marxismo-leninismo, o comunismo...
Preso em 1926, escreveu na prisão “Cadernos
do Cárcere” contendo o seu pensamento sobre a tomada do poder de forma pacífica. Foi libertado pouco antes de
morrer em 1937.
O gramscismo
contagiou países da Europa e, hoje, está transbordando na América do Sul.
A PENETRAÇÃO
GRAMSCISTA NO BRASIL
FINALIDADE
Criar as melhores condições para transformar o Brasil em
uma República Socialista sob a inspiração de Antônio Gramsci.
OBJETIVOS
1. Obter a hegemonia na sociedade civil.
2. Obter a hegemonia na sociedade
política (Estado).
3. Estabelecer o domínio do
intelectual coletivo (Partido Classe).
4. Silenciar os intelectuais
independentes.
MÉTODO
Realizar a transformação
intelectual e moral da sociedade pelo abandono de suas tradições, usos e
costumes, mudando valores culturais de forma progressiva e contínua,
introduzindo novos conceitos que, absorvidos pelas pessoas, criam o “senso
comum modificado”, gerando uma consciência homogênea construída com sutileza e
sem aparente conteúdo ideológico, buscando a identificação com os anseios e
necessidades não atendidas pelo poder público.
Assim é estabelecido o desejo de mudança em direção a um mundo novo, com a
sociedade controlada através dos mecanismos de uma “democracia popular”, onde
os pensadores livres, temendo o rótulo de retrógrados ou alienados,
se submetem a uma prisão sem grades, calando a voz da
divergência existente dentro de si e se deixam, assim, vencer pelo “senso
comum modificado”. Este prossegue
intoxicando a sociedade, sob a égide do Estado, usado para reduzir e
suprimir a capacidade de reação individual e coletiva.
Nesse momento, está construída a base para a “tomada do poder” e consequente
implantação do Estado Socialista.
AÇÕES
QUE TÊM ENFRAQUECIDO AS TRINCHEIRAS DA DEMOCRACIA NO BRASIL
I. Nos PARTIDOS
POLÍTICOS
1.
Estimular
o número elevado de partidos para enfraquecer a oposição e facilitar a tática
de “ aliança”, favorecendo o “partido classe”.
2.
Manter
a regionalização dos partidos; o controle por caciques ou oligarquias
regionais afeta a unidade nacional, favorecendo o enfraquecimento dos
partidos políticos de oposição e favorecendo o “partido classe”, que possui
“unidade de comando”.
3.
Admitir
a pluralidade de esquerda para ser bem explorada pelo “partido classe” por
tempo determinado.
4.
Esvaziar
as poucas lideranças da oposição através de patrulhamento e ataque (dossiê)
direto ou indireto (parentes).
5.
Criar
fatos novos para o esquecimento das mazelas de militantes do “partido classe”
e aliados.
6.
Afastar
ou mudar de cargo o militante com erro focado pela mídia de oposição, para a
sua proteção e do “partido classe”.
7.
Usar
a “mídia da situação” para silenciar as mazelas dos militantes do “partido
classe”.
8.
Infiltrar
militantes nos outros partidos para obter o seu controle e esvaziar os
líderes de oposição, os neutros e os que não são adeptos do “partido
classe”.
II. No EXECUTIVO
1.
Criar
aparelhos governamentais de coerção.
2.
Distribuir
cargos em órgãos e empresas públicas para militantes do partido-classe
e seus aliados, em todos os níveis da administração (federal, estadual
e municipal), (aparelhar o Estado).
3.
Criar
uma estrutura policial que possa ser transformada em Guarda Nacional ou
Guarda Pessoal ou em Polícia Política (Polícia Federal, Força Nacional)
para emprego imediato, quando chegar o momento oportuno.
4.
Ampliar
o “curral eleitoral” usando o assistencialismo como fim e não como meio,
mantendo o benefício por tempo indeterminado.
5.
Manter
o “curral eleitoral” através de um sistema de ensino, controlando o baixo
nível de aprendizagem e desenvolvimento da inteligência.
6.
Silenciar
a imprensa através de emprego da verba pública destinada à propaganda,
mantendo a população sem informação correta.
7.
Neutralizar
políticos de oposição e aliados através de distribuição de dinheiro, cargo
público ou qualquer outro tipo de benefício pessoal ou familiar.
8.
Criar
ou fortalecer um organismo sulamericano para diminuir a importância da
OEA (EUA).
9.
Participar
de um bloco sulamericano de repúblicas
socialistas democráticas.
10.
Facilitar
a penetração cultural e a projeção dos intelectuais orgânicos.
11.
Denegrir
heróis nacionais.
12.
Enaltecer
militantes da ideologia marxista.
13.
Desmerecer
fatos e vultos marcantes da História Nacional.
14.
Impedir
a tomada da Consciência Nacional.
15.
Entorpecer
a Vontade Nacional.
16.
Eliminar
valores do processo histórico-cultural nacional.
17.
Mudar
usos e costumes.
18.
Enfraquecer
o moral nacional.
19.
Mudar
traços da identidade nacional.
20.
Mudar
valores e princípios ético-morais.
21.
Enfraquecer
a família.
22.
Enfraquecer
a coesão-nacional.
23.
Lançar
a discórdia no seio da população.
24.
Desviar
o foco dos debates em torno de questões relevantes em áreas estratégicas
(saúde, educação, segurança, defesa, etc), isentando o Governo de
responsabilidade pelas deficiências e vulnerabilidades.
25.
Estabelecer
um poder paralelo ao do Estado (Conselho de Política Externa, Comissão de
Direitos Humanos, etc).
26.
Alimentar
as ONGs com o dinheiro público e estimular outras para atuarem na sociedade
civil, apoiando direta ou indiretamente a luta pela sua hegemonia.
III. No LEGISLATIVO
1.
Eleger
militantes do Partido-Classe.
2.
Unir
temporariamente os partidos de mesma ideologia.
3.
Fazer
alianças com partidos de ideologia oposta.
4.
Desmoralizar
o Legislativo, mantendo privilégios, barganhas e a falta de
espírito público.
5.
Criar
leis para dar o respaldo às mudanças de usos, costumes e valores da
nacionalidade brasileira.
6.
Obter
o controle do Legislativo para conquistar o domínio da sociedade política ( Estado), através do
Partido-Classe.
7.
Enfraquecer
o Legislativo como fiscal do Executivo.
8.
Submeter
o Estado ao controle do Partido-Classe.
IV. No JUDICIÁRIO
1.
Retardar
ou impedir a modernização da estrutura do judiciário.
2.
Retardar
ou impedir o aperfeiçoamento do funcionamento do judiciário.
3.
Estimular
o corporativismo extremado na magistratura.
4.
Manter
o magistrado afastado do povo e das suas necessidades.
5.
Difundir
na sociedade civil as ideias de parcialidade, ineficiência e improbidade do
judiciário.
6.
Desacreditar
o judiciário perante as classes subalternas, explorando a lentidão funcional
e a corrupção e privilégios dos magistrados como funcionários públicos .
7.
Aparelhar
o judiciário com material humano de interesse.
V. Nas ESCOLAS
1.
Usar as universidades como refúgio ideológico.
2.
Buscar a hegemonia nos meios intelectuais.
3.
Construir nova massa de manobra, usando as universidades, a
mídia e as editoras.
4.
Criar a geração revolucionária nas escolas do ensino médio.
5.
Usar professores da nova massa de manobra no ensino básico (fundamental e médio).
6.
Fortalecer o controle do sistema de ensino que não ensina a
pensar, através do MEC.
7.
Apagar a memória do povo reescrevendo a história do Brasil para
fatos e vultos nacionais relevantes.
8.
Mudar valores e princípios ético-morais (professores
homossexuais no ensino médio e fundamental, alterando a estrutura familiar).
9.
Enfraquecer a vontade nacional.
10.
Transformar a consciência nacional em consciência do partido
político.
11.
Controlar escolas e universidades particulares através de
sindicatos e com uma reforma universitária.
VI. Nas FORÇAS
ARMADAS
1.
Enfraquecer
a união dos militares, afastando os militares da ativa dos militares
inativos.
2.
Enfraquecer
o “espírito de corpo”, separando os oficiais generais da tropa.
3.
Introduzir,
a curto prazo, o uso de drogas entre os militares.
4.
Disseminar,
a médio prazo, o homossexualismo entre os militares.
5.
Preparar,
a longo prazo, as gerações de chefes militares que servirão ao governo, e não
à pátria, modificando a grade curricular das escolas de formação.
6.
Enfraquecer
a credibilidade e a confiança da população nas forças armadas.
7.
Desestimular
profissionalmente os militares que servem à pátria e não ao governo.
8.
Criar
o ambiente em que os oficiais terão apenas a visão da expressão militar e não
de todo o poder nacional.
9.
Enfraquecer
o “espírito combativo”, de fundamental importância no confronto bélico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O pensamento de Gramsci está sendo aplicado de forma dissimulada e protegida pelas
franquias da democracia, tornando difícil a sua identificação.
Conhecendo o pensamento de Gramsci, as técnicas para a sua aplicação e
com uma análise paciente e detalhada da conjuntura nacional, chega a ser
surpreendente a infiltração do marxismo-gramscismo na sociedade brasileira.
Encontrando Gramsci, a decisão sobre o quê e como fazer é do descobridor. (???)
Já é hora de deixarem de lutar por ideologias importadas, inadequadas às
características do brasileiro, que atendem a interesses estrangeiros ao
dificultarem o progresso do nosso país.
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quinta-feira, 23 de outubro de 2014
GRAMSCI NO BRASIL
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