domingo, 22 de outubro de 2017

AMIZADE


Uma ocorrência que se dá sempre em cada uma das nossas vidas é o daquele momento em que pegamos aquela montanha de contas telefônicas, de luz,
condomínio, cartas, cartões... que costumamos guardar, porque pensamos que podem servir a qualquer hora, às vezes até servem, mas a possibilidade é remota.

Aconteceu comigo, exatamente ontem, precisei de um protocolo, podia estar entre eles. Enquanto procurava, um cartão de Natal me chamou particular atenção. À frente, veem-se três rosas e um botão. Acima foi escrito: Cada botão não floresce mais que uma vez. Assim como a nossa vida tem o seu momento único de graça.

Foi mandado de Presidente Olegário – MG, por Mônica (de tal) em dezembro de 2004. No interior, a mensagem natalina versa também sobre amizade e é de querida amiga Marlusse que sou tratada na cartinha em papel separado que acompanhou a mensagem, na qual ela agradece também por um livro meu que lhe mandei.

E agora? Quem é essa Monica? Esqueci completamente. Para me consolar fui ouvir Oswaldo Montenegro que canta: Faça uma lista de grandes amigos / Quem você mais via há dez anos atrás / Quantos você ainda vê todo dia / Quantos você já não encontra mais... Encaixou certinho.

Pessoas com quem convivemos na rua da infância, (a Rua do Alecrim do meu São Mateus), nos bancos escolares, nas igrejas, aquelas que se vai conhecendo por cidades por onde se passa, nos encontros diversos, em tantos congressos, em diferentes estados e até países, quantas pessoas! Algumas realmente se tornaram amigas, houve comunicação mais ou menos duradoura, outras apenas passaram.

Mas há aquela particular ou especial amizade, de quem a gente vê pouco, telefona no dia do aniversário, ou em momento singular, mas cada reencontro é marcado por muita alegria, por abraços que dizem mais que palavras, não há cobranças, não se proferem ais. Celebra-se!

É tão bom reatar amizades, reaproximar-se. Experimentei de tal delícia também recentemente, valeu muito a pena. Agora, com a internet então, como ficou mais fácil!

A verdade quem cantou foi Milton: amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração... Amizade é muito importante, conforta na dor, anima na caminhada, alegra a vida, dá respostas aos questionamentos de momento ou não, vela pelo outro e até previne em caso de necessidade.

Amigo aplaude, amigo reconhece o valor do outro, agradece sinceramente pelo que recebe, rejubila-se com as conquistas do outro. Inveja? Jamais.

Eu não sei mais quem é aquela Mônica, sequer me lembro onde foi que nos encontramos, louvo o momento de amizade que reciprocamente vivenciamos e como a vida continua dando muitas voltas, pode ser que acabemos por topar uma com a outra por ai.

Eu também quero ter mais que “um milhão de amigos” e a todos dispensar muito carinho. Forma infalível é, por exemplo, dispensar  cuidados com a Mãe  Terra, eis que ela representa o ponto comum que não somente entre nós, nos une, mas todos os outros, a inteira humanidade.
E eis que por fim confesso: amigas e amigos, adoro vocês.

Marlusse Pestana Daher

Vitória, 22 de fevereiro de 2013 18:28