quarta-feira, 21 de junho de 2017

MISSÃO E SERVOS

Vocês já repararam como a Igreja vem falando com mais intensidade e
frequência sobre missionariedade? Sem distinção de cor ou raça, de língua ou de credo, os Cristãos são chamados a ser missionários do Pai, porque a obra operada por Jesus Cristo, deveria continuar através dos discípulos e de todos quantos o amam. 

Sim, foi finalizada com sua afirmação tudo está consumado ao morrer na cruz, mas Jesus quis que a Boa Nova que Ele representou continuasse a ser proclamada em todos os tempos, não fora assim, o próprio Jesus não teria ordenado: ide pelo mundo inteiro e batizai todos, em nome da Trindade, único Deus, representada pelo Pai e pelo Flho (ele mesmo) e pelo Espírito Santo.

Foi a certeza desta vontade expressa do Mestre que levou o Apóstolo Paulo a entender as provações pelas quais estava passando no seu ministério e afirmou: completo em minha a carne o que falta à paixão de Jesus Cristo.

Não falta nada alguém dirá. A resposta se dá pelo mandamento que acima citei, ide... e porque estava provado que ainda hoje, mesmo diante do conhecimento da paixão de Jesus e de sua morte, muitos se recusam a crer, prescindem da presença de Deus em suas vidas e tentam viver como se Ele não existisse.

E se Maria é nosso modelo, temos o que aprender com ela: Maria é missionária, acima de tudo missionária, porque nela se realiza e se gesta o transbordamento do amor de Deus, representado por Jesus Cristo. Maria foi portadora de Jesus ao mundo.

João batiza Jesus.
Maria está sempre envolta dessa presença do mistério divino, desde o seu SIM, pelo qual tornou-se a mãe do Salvador (Lc 1, 26-38) até o seu SIM dolorido e sofrido aos pés da cruz de Jesus (Jo 19, 25-27). Ela se torna filha bendita por meio do amado Filho! Reconhecemos em Maria o autêntico itinerário que cada batizado deve trilhar para viver como missionário.


E a lição que ela nos transmite de como ser missionários concentra-se no que disse aos garçons nas Bodas de Caná:  “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5). 

Os missionários, ou seja, todos os batizados, que gastam a sua vida à frente dos campos de missão ou no dia-a-dia do seu trabalho, da vida familiar e das ações eclesiais encontram em Maria o modelo perfeito de dedicação e fidelidade, pois ela se consagrou totalmente como Serva do Senhor.