terça-feira, 6 de setembro de 2016

SANTA TERESA DE CALCUTÁ

Foi com grande alegria, aliás, uma alegria espalhada pelo mundo inteiro que acompanhamos a canonização da Me Teresa de Calcutá. Em Roma, a cerimônia foi acompanhado por mais de cem mil pessoas e presidida pelo Papa Francisco.

O que aconteceu neste domingo, 5 de setembro de 2016, foi a confirmação da Igreja do que ninguém tinha dúvida, Me Teresa de Calcutá demonstrou com sua vida que vivia a radicalidade do Evangelho que seguia sem descontos, à imitação de Jesus. Sempre foi santa.  


Já religiosa, trabalhando na Índia, ela se incomodou ao ver pessoas caídas pelas ruas de Calcutá, mendigos e doentes, carentes de cuidados, necessitados de amor e mesmo sendo inicialmente contrariada, ela persistiu na ideia de fazer a sua parte, de um modo como não se via em outras instituições.

Iria fazer algo a seu modo ou como profundamente entendeu que o Senhor a inspirava.  Surgiram as Missionárias da Caridade, vestidas de um sari branco com listas azuis, como o manto de Nossa Senhora. Boas discípulas da sabia Mestra estão espalhadas por muitos países e contam o expressivo número de seis mil irmãs. Chegaram a Vitoria no dia 10 de setembro de 1986, há trinta anos portanto. Assistem pobres na forma pela qual surgiram.

Nesta segunda-feira, cerca de quinhentas pessoas compareceram lá na casa das Irmãs da Me. Teresa, situada no bairro de Itararé e depois de ouvirem um relato, ainda que bastante completo, breve, da história de vida da Me. Teresa. Em seguida participaram da Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano, D. Luis Mancilha Vilela. Presentes ainda o pároco da Paróquia de São Pedro na Praia do Suá e um diácono.

Todas pessoas edificadas com o exemplo de uma mulher de estatura pequenina, mas gigante na alma e em espírito, que nunca deixará de encantar o mundo com seu exemplo e que no céu continuará intercedendo pelos pobres, seus prediletos, e também por todos nós.





                              Marlusse Pestana Daher                                                      Programa 5 minutos com Maria de 6 de setembro de 2016