domingo, 17 de abril de 2016

ALGUÉM BATEU À MINHA PORTA


Caros amigos paroquianos, no último jornal chamei a atenção de todos para um dos grandes desafios do catolicismo nos dias atuais: o proselitismo protestante e de seitas neo pentecostais .

 Não podemos mais tapar o sol com a peneira! No meio de nosso povo há muitos "irmãos separados" (às vezes mais separados que irmãos) que espalham de casa em casa, às vezes invadindo mesmo, muitas dúvidas e muitas falsidades e com tal insistência (e bota insistência nisso!) que conseguem às vezes afastar da religião católica, cristãos não muito bem preparados.

 Com certos "irmãos separados" (membros do protestantismo ou de seitas) é simplesmente impossível iniciar um diálogo sério, fraterno, construtivo. O que interessa a eles é atacar o catolicismo e ganhar um novo adepto: custe o que custar! E para conseguir o intento recorrem, muitas vezes, a astúcias, inventam mentiras, citam versículos bíblicos isolados sem levarem em conta o contexto, denigrem a imagem do Papa, criticam a devoção mariana, blasfemam contra a Santíssima Eucaristia e outras "coisinhas" que não posso, ou melhor, não devo aqui relatar.

 Este modo de agir é muito alastrado. Os nossos Bispos reunidos em Puebla notaram bem este fato. "Muitas seitas se têm mostrado clara e pertinazmente não só anticatólicas, mas até injustas contra a Igreja e tem procurado minar os seus membros menos esclarecidos" (Puebla n.80).

 Tenho recebido inúmeras queixas de pessoas que não sabem o que fazer com tantos protestantes e membros de seitas que batem constantemente às sua porta.

 Venho dar a você, CATÓLICO APOSTÓLICO ROMANO, algumas dicas de como manter firme a sua fé e não prolongar certas conversas estéreis, que não te levarão a lugar algum.

 Dica 1: nunca desfeiteie ninguém que bate à sua porta. O mal feito sempre fica com quem faz! Atenda com educação e paciência (muita paciência...).

 Dica 2: deixe claro que você é católico e não tem a menor vontade de negar a sua fé ou muito menos mudar de religião. (Obs.: não se muda de religião como se muda de calça ou camisa... religião é coisa séria! Com Deus não se brinca!).
Dica 3: quando disserem que vão ler a Bíblia para você, diga que você já está tendo formação bíblica na sua paróquia, pois o padre explica o evangelho nas missas dominicais. Jamais aceite fazer esses "cursinhos" bíblicos com pessoas de outra religião ou seita. Isso não tem a menor lógica! Se tudo fosse a mesma coisa, como dizem por aí, haveria uma só religião!

Dica 4: quando te convidarem para ir à "igreja deles", convide primeiro para eles irem à Missa com você. Católico que é realmente católico não tem necessidade alguma de participar, nem que seja de visita, de cultos protestantes. A não ser que você conheça alguma coisa que seja mais sagrada que a Santíssima Eucaristia!

Dica 5: quando perguntarem se podem rezar dentro da sua casa, responda que sim! Mas... primeiro devem rezar um terço com você! Diga com firmeza: "Rezo com você se primeiro rezarmos juntos um terço!" Duvido que isso aconteça!

Dica 6: nunca aceite panfletos, folhetos ou jornais, pois contradizem sua fé católica e espalham inverdades contra os ensinamentos da Santa Igreja. Jamais adquira revistas, CDs, DVDs ou coisas do gênero. Você que é católico, deve enriquecer-se com materiais religiosos católicos! Isso é claro!

Dica 7: não permita que falem mal da nossa Igreja! Seja um defensor da devoção à Nossa Senhora, da Sagrada Eucaristia e tantas coisas sagradas que a Igreja ensinou a você! Seja um católico fiel!

 Meus caros, só amamos aquilo que de fato conhecemos! Procure conhecer a doutrina católica! Tire suas dúvidas perguntando ao seu pároco ou adquirindo materiais (livros, CDs, DVDs, etc) nas muitas livrarias católicas espalhadas por nossa cidade. Indico a você a Livraria João Paulo II (Rua Goiás, no 1125 – entre a rua Maranhão e a Mato Grosso) que é uma livraria 100% católica e pertence à nossa diocese. Você será muito bem recebido e atendido.


Procure também assistir às TVs católicas: Rede Vida, Canção Nova, Século XXI. Ouça programas de rádio católicos: por exemplo a Rádio Divinópolis AM 720 KHZ (principalmente na parte da manhã) e a Rádio Água Viva 106.7 FM. Outra sugestão interessante: leia, estude e divulgue este jornal de informação e formação católica de nossa paróquia.