segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

QUEM PERDE SOMOS NÓS

Quero ver o direito brotar como fonte e
correr a justiça qual riacho que não seca. (Am 5,24)
Louvado seja meu Senhor é verso de um canto de São Francisco, usado pelo Papa no início da sua encíclica do mesmo nome. 

O Papa chama nossa atenção para os males causados à mãe terra: "Esta irmã clama contra o mal que lhe provocamos por causa do seu uso irresponsável e do abuso dos bens que nela colocou. Crescemos pensando que éramos proprietários e dominadores, autorizados a saquiá-la".

Este é apenas um pequeno trecho de um documento que deve ser lido por todas as pessoas, por todos aqueles que têm responsabilidade com a coisa pública. 

Sabemos que as pessoas em geral, fazem mau uso dos bens da natureza que Deus colocou à nossa disposição. Tudo é jogado pela janela, na rua, os nossos rios recebem toneladas de lixo, esgoto das residências, - diretamente dos ribeirinhos. Pode-se encontrar até poltronas jogadas neles. 

E ai vêm as doenças que nos causam tantos dissabores, visão de dezenas de pessoas num único "Pronto Atendimento" (nem tão pronto assim, porque não podem atender todas as demandas), à espera do médico, mal acomodadas, sentindo dores e o que é pior, muitas morrem. 

Precisamos cobrar providências dos nossos governantes, saneamento básico, esgoto, água boa em todas as casas, sem esquecer que todo direito corresponde a um dever e temos deveres, temos que fazer a nossa parte, não sujar o ambiente, cuidar  da natureza e da mãe terra. Elas são vivas, sofrem com maus tratos e uma vez saturadas reagem como podem.

Quem perde somos nós.  

Do Programa Cinco Minutos com Maria,
Radio América, AM 690 17 h 55 m.