quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ETERNA PRIMEIRA DAMA

                     A ETERNA PRIMEIRA DAMA

                   Terezinha Abreu Ferreira de Rezende

A mulher foi criada por Deus para preencher e completar o mundo, dotada de sentidos, habilidades e uma magnífica complexidade, para representar alguns atributos do próprio Deus na Terra. Assim como o homem, não foi feita para estar sozinha, mas para constituir... Não apenas ao homem, e vice-versa, mas para completar a unidade de toda a Criação. Assim o é a “Nossa Eterna Primeira Dama”, Dona Terezinha Vieira de São José do Calçado. Com sua postura elegantíssima, desfila pelas ruas e ladeiras, todas as manhãs, como um pacto com Deus e a natureza das montanhas e das flores,  “desfilar” para completar a beleza da verde alma da cidade. 

Dona Terezinha Vieira, como todos a conhecem, nos seus oitenta e seis anos de plenitude e vitalidade, encarrega-se, ainda, dos cuidados e afazeres com as tarefas dos negócios e da casa com suas amigas servidoras. Ela seguia imponentemente a vida social e política do falecido marido Senhor José Vieira de Rezende, aquele que na política calçadense, foi o homem correto, justo, solidário, foi o político que durante décadas lutou pelas comunidades pobres, ajudando as pessoas fora e dentro da política.

Esteve, lindamente, ao seu lado por cinco vezes como vereador (mandatos em 1966-1970-1972-1976-1982) e uma vez prefeito, em 1988, com 2.750 votos pelo PTB, cargo que exerceu com amor e dignidade. Sendo ela a primeira dama, cuidou da creche “Tia Augusta”, cargo que, na época, não era renumerado. Porém, com sua elegância e bondade, nas manhãs ensolaradas com o perfume das rosas da Praça Pedro Vieira, subia as ladeiras, orgulhosa e sensível pela causa justa da colaboração com as crianças de sua “Calçado”. Ordenava carinhosamente as costureiras para a fabricação de roupinhas para as crianças e orientava as cozinheiras sobre o preparo dos alimentos. Nesta época, não existia profissionais tais como: assistentes sociais, nutricionistas e outros, como nos dias atuais. Estes ofícios eram designados às esposas dos prefeitos. Esta missão de Primeira Dama lhe fora confiado pelas mãos divinas, pois todos os ilustres calçadenses a têm com a Eterna Primeira Dama! 

Que nos perdoem todas as que, também, ocuparam o cargo ao lado de seus maridos eleitos, mas Dona Terezinha é um exemplo de beleza, elegância, jovialidade, e através de sua peculiar elegância e sensibilidade, que os munícipes a adotaram, como “Eterna” nos corações calçadenses. Ainda em 2000, esteve ao lado de seu marido como vice-prefeito eleito na gestão 2000/2004, com o prefeito Dr. Jefferson Spadarott Bullus.Com certeza o jovem prefeito,naquela época,aprendeu muito de política e de amor com o velho casal de amigos por quem  tem respeito como se fossem seus pais.

Dona Terezinha Abreu Ferreira de Rezende exerceu a bela profissão de Professora e foi no cargo de Diretora da Escola Jardim da Infância “Marieta Castro” CMEI, que se aposentou. Deixou, nesta escola, seu perfume de rosas, espalhado pelos corredores, pois foi através de seu pedido que aconteceu a primeira reforma da escola e a ela dedicou todo o tempo possível com amor e generosidade incomparável.

O casal “Zé Vieira e Dona Terezinha” está eternizado na rotina e cotidiano das pessoas. Eles, ritualmente, todos os dias, saiam de carro, pelas ruas, ambos com uma serenidade ímpar, saudando,ajudando e conversando com os munícipes. Ela, mesmo o acompanhando no antigo corcel bem vagaroso, nunca dispensou a caminhada a pé, sempre com sua elegância impecável e a postura jovial.

Dona Terezinha Vieira é o orgulho das mulheres e homens calçadenses e porque não dizer do Estado do Espírito Santo. Quando olhamos para a história das mulheres batalhadoras, reconhecemos grandes revoluções provocadas pela ação de mulheres fortemente frágeis, indissoluvelmente honestas, suavemente profundas, altruistamente compassivas e sensivelmente corajosas, na ordem do mundo, mas, principalmente no dia a dia, através dos braços, colo e sorriso das inúmeras mães, donas de casa, profissionais, empresárias, atletas, filósofas, poetisas, artistas, camponesas, professoras, escritoras, musicistas, teólogas, profetas, cozinheiras, crianças, tias, avós, sobrinhas, esposas, mártires, cientistas, doutoras, matriarcas, líderes, servas, viúvas... Delas, os nossos exemplos.

 Entre elas, Desfila “Terezinha Vieira” – contemporânea da vitalidade e amor, nas ladeiras da “Cidade Simpatia entre Montanhas e Flores”.

Para esta Virtuosa Senhora, que tornou São José do Calçado mais bela e um tanto mais amável, dedico este poema do escritor Francês Vitor Hugo:

“O homem é a mais elevada das criaturas;
A mulher é o mais sublime dos ideais.

O homem é o cérebro; A mulher é o coração.
O cérebro fabrica a luz;
O coração, o AMOR.
A luz fecunda,
O amor ressuscita.

O homem é forte pela razão; A mulher é invencível pelas lágrimas.
A razão convence,
As lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos; A mulher, de todos os martírios.
O heroísmo enobrece,
O martírio sublima.

O homem é um código; A mulher é um evangelho.
O código corrige;
O evangelho aperfeiçoa.

O homem é um templo; A mulher é o sacrário.
Ante o templo nos descobrimos;
Ante o sacrário nos ajoelhamos.

O homem pensa; A mulher sonha.
Pensar é ter, no crânio, uma larva;
Sonhar é ter, na fronte, uma auréola.

O homem é um oceano; A mulher é um lago.
O oceano tem a pérola que adorna;
O lago, a poesia que deslumbra.

O homem é a águia que voa; A mulher é o rouxinol que canta.
Voar é dominar o espaço;
Cantar é conquistar a alma.

Enfim, o homem está colocado onde termina a terra;
A mulher, onde começa o céu.”


Bárbara Pérez
Escrevinhadora.