domingo, 17 de agosto de 2014

A PACIÊNCIA SE OPÔE ÀS INJÚRIAS

A paciência é instrumento incomparável de ação.

Nos seus "Fragmentos Literários e Filosóficos", Leonardo da Vinci disse, ou melhor, escreveu: a paciência se opõe às injúrias, da mesma forma que o agasalho, ao frio. Quanto mais nos agasalharmos, menos frio sentiremos. Igualmente, com a paciência, podemos neutralizar as injúrias de toda sorte, qualquer tipo de adversidade.

Mas não é que a paciência seja somente um instrumento de defesa. Ela é principalmente, um instrumento incomparável de ação, uma possibilidade de superação, de manifestação da pedagogia do amor. Aliás, São Paulo, escrevendo a Timóteo na carta que foi chamada de solene admoestação escreveu: "Eu te admoesto, diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de vir julgar os vivos e os mortos, pela sua aparição e pelo seu reino: proclama a Palavra, insiste no tempo oportuno e no inoportuno, refuta, ameaça, exorta com toda PACIÊNCIA e doutrina”.

A paciência foi não só o método adotado por Deus para com o seu povo, como nos revela o Antigo Testamento, como é também um ensinamento deixado por Jesus, diante das nossas impaciências e intolerâncias.

Quando os discípulos se predispuseram a limitar a tolerância em perdoar e perguntaram se era suficiente perdoar sete  vezes, Jesus respondeu: "Não sete vezes, mas setenta vezes sete"(Mat. 18,21-22).

Igual ensinamento nos ministra no pedido do viticultor ao qual  ordenara cortar a figueira que não dava fruto há três anos. E o viticultor pediu mais uma chance prometendo adubá-la. Depois talvez dê frutos ... Caso contrário então será cortada. (Lc. 13,6-9).

E também Jesus quem nos narra a paciência  com que cada dia, o pai do filho pródigo apesar de tudo, espera pela sua volta. (Lc. 15, 11-32).

Portanto, peçamos a Maria que interceda por nós junto a Jesus, para que tenhamos paciência com o nosso irmão, com a sociedade da qual fazemos parte e até em relação a Deus que “tem seus pensamentos que não são os nossos, que tem seus caminhos que também podem não ser os nossos”. 

Ser paciente significa em última análise, saber esperar,  como aquele homem que após ter lançado a semente na terra, espera com paciência, porque sabe que quer se levante, quer se deite, a semente vai acabar por germinar.