quarta-feira, 16 de julho de 2014

APEGADOS INUTILMENTE


Há aquele evangelho em que  o Senhor nos convida a segui-Lo, pede renúncia a tudo que não condiz com seu projeto. Para seguir Jesus é preciso coragem e fidelidade.

Fala em deixar pai e mãe, o que muitas vezes ressoa como radicalidade. Penso contudo, que é mais uma comparação feita por Jesus, refere-se ao amor errado ao pai ou à mãe que pode afastar o verdadeiro amor.

Ai, o pai e a mãe são representados por todas aquelas coisas que absorvem nossa atenção, que nos prendem ou impedem de deixar certos hábitos ou costumes, certas crenças, certos apegos a coisas que não valem para a vida eterna, aquelas coisas que o ladrão pode roubar ou a traça comer e às quais damos valor que na verdade não têm. Ficamos apegados inutilmente a elas.

Na verdade, o que Jesus quer é que sejamos livres, livres de todas as amarras, das inutilidades, da pequenez , da soberba, da vaidade e de todos os vícios que nos reduzem e distanciam da semelhança de Deus mediante a qual fomos criados.

Neste sentido, Maria é o modelo para o qual devemos olhar sempre, aprender com ela a ser generosos, a ser humildes e estar dispostos a fazer sempre tudo aquilo que Ele nos disser

Maria, mãe de Deus e nossa mãe, interceda sempre por nós, para que sejamos capazes de seguir a Cristo com coragem e a exemplo dele, sejamos fiéis a nossa condição de humanos, na forma com que fomos criados.