terça-feira, 25 de março de 2014

A N U N C I A Ç Ã O

Hoje é dia 25 de março, tido pela Igreja como da anunciação, como é denominado aquele, do singular momento da história em que o Anjo de Deus é enviado a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a um Virgem desposada com um varão da casa de Davi, chamado José, o nome dela era Maria.

O Anjo adentra a casa onde aquela ainda uma menina estava e a saúda dizendo: Ave, achaste graça diante do Senhor. Como era natural, ela estranha semelhante saudação e o mistério vai crescendo enquanto o  Anjo prossegue: conceberás e darás a luz um filho, por-lhe-ás o nome de Jesus,  Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo!

E Maria entendeu ainda menos, aliás, humanamente, era muito estranho tudo quanto naquele momento lhe estava sendo revelado. Afinal de contas, Maria sabia em que se traduz a geração de um filho e ela apesar de estar prometida como esposa a José, havia entre eles um pacto, por particular inspiração de Deus: conviveriam castamente.

Mais tarde, terão entendido o que, sem saber, os levara a tomar tal decisão. E neste ponto há também a percepção de um Sim nascido dos lábios de José, tão expressivo quanto o de sua mulher.

Que o sim de Maria seja repetido na nossa vida,  na disponibilidade de estar  a serviço de Deus para cumprir qualquer de suas vontades, mesmo as que forem manifestadas por simples acenos.

O mundo precisa de pessoas que como Maria estejam dispostas a dizer em qualquer circunstância ou diante de qualquer acontecimento: Eis aqui a serva (o servo) do Senhor, faça-se em mim, segundo a sua palavra.

Quando Maria pronunciou estas palavras o Espírito Santo realizou-se em plenitude no seu ser, tornando-a não só, Mãe de Jesus, mas naquela que todas as gerações chamariam bem aventurada.

Nosso sim, guardadas as proporções, igualmente dará frutos de bem e amor.

Exatamente por isso aconteceram tantas coisas, a Igreja ganhou um Salvador, tem Mãe, um modelo de vida, uma estrela guia. O sim de Maria foi tão intenso, profundo e forte que mudou por inteiro a face da terra. 

Programa Cinco Minutos com Maria
Hoje, 25 de março de 2014