sábado, 1 de fevereiro de 2014

RODOLFO COELHO CAVALCANTE





PATRONO DA CADEIRA DE ACADÊMICO A SER OCUPADA POR CÉSAR DOMICIANO
Rodolfo Coelho Cavalcante (Rio Largo, Alagoas, 1919Salvador da Bahia, 1987) foi um cordelista e editor de folhetos populares.
Aos 13 anos de idade, deixou a casa paterna. Percorreu todo o interior dos estados de Alagoas, Sergipe, Ceará, Piauí e Maranhão, como propagandista, palhaço de circo e camelô. Fixando-se em
Salvador, BA, desde 1945 escreve suas histórias em versos e milita no jornalismo. Era membro fundador da Associação de Imprensa Periódica da Bahia, e filiado à Associação Baiana de Imprensa. Trovador entusiasta, fundou A voz do trovador, O trovador e Brasil poético, órgãos do movimento trovadoresco.
Idealizou e realizou muitos movimentos, visando à união dos cantadores. Em julho de 1955, com
Manuel d'Almeida Filho e outros expoentes da poesia popular, realizou o 1º Congresso Nacional de Trovadores e Violeiros , ocasião em que foi fundada a Associação Nacional de Trovadores e Violeiros, hoje Grêmio Brasileiro de Trovadores, com sede em Salvador. Sua obra é extensa e das mais variadas. Morreu atropelado em frente à casa em que residia no bairro da Liberdade, em [Salvador[Bahia]. É o maior líder da história da literatura de cordel.

Folhetos lançados pela Editora Luzeiro


  1. A chegada de Lampião no céu
  2. ABC dos namorados, do amor, do beijo, da dança
  3. História do Príncipe Formoso
  4. O mundo vai se acabar
  5. Quem ama mulher casada não tem a vida segura


Outros títulos de destaque


  1. A moça que bateu na mãe e virou cachorra
  2. ABC do Carnaval
  3. ABC da macumba
  4. O Drama do comandante