quarta-feira, 9 de outubro de 2013

ENCONTRO DE TROVADORES E POETAS

Sucesso total o  Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores o próximo será em Novembro de 2014.
O Presidente Clério Borges e a Poetisa Valsema Rodrigues
 
Acadêmica Susi

Bárbara Pérez, Maria Dolores Pimentel e Magnólia  na primeira fila.


Momento expressivo

Diploma de Honra ao Mérito

Participantes
É como explode de emoção o Presidente Clério Borges que escreve: O Clube dos Trovadores Capixabas, CTC e a Prefeitura Municipal de Ibiraçu através da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer realizaram de 04 a 06 de Outubro de 2013, na Cidade de Ibiraçu o X Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores que reuniu representantes de diversas cidades brasileiras. Uma festa maravilhosa, com belíssima apresentação do Coral da Arcelor Mittal Tubarão com o Maestro Adolfo Alves, Palestras, lançamento de livros, Serenata dos Trovadores pelas ruas da Cidade com o Coral Le Memorie e a Missa em Trovas que foi celebrada pelo Bispo Dom Décio Sossai Zandonade. Um Congresso que divulgou a Poesia e a Trova em geral. Fotos e Vídeos do Desfile dos Trovadores, da Sessão solene de abertura com a presença do Prefeito Duda Zanoti e da Troveata. Próximo Congresso em 2014 no primeiro final de semana de Novembro em cidade ainda a ser escolhida.
No final do evento foi assinada a Carta de Ibiraçu, documento que reivindica a Trova como bem imaterial de Cultura e que definiu a necessidade de que os Trovadores divulguem mais a Trova nas Escolas para que nova geração de trovadores venham a se formar. O Presidente da Comissão de elaboração da Carta de Ibiraçu foi o Trovador de Campos dos Goytacazes, RJ, Agostinho Rodrigues.
O X Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores foi um evento organizado pelo Clube dos Trovadores Capixabas, CTC, entidade cultural sem fins econômicos de divulgação da trova e da poesia em geral, com total apoio da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Ibiraçu, Secretário Marcelo Loureiro Moro e Gerente de Cultura, Rogério Pereira, comandados pelo Prefeito Duda Zanotti.
O Congresso foi realizado nos dias 4, 5 e 6 de Outubro, com grandiosa programação que incluiu, lançamento de livros, varal de poesias e trovas, exposição de artes plásticas, serenata e desfile dos poetas trovadores e Missa em Trovas que foi celebrada pelo Bispo de Colatina, Dom Décio Sossai Zandonade. O presidente do CTC é o poeta e trovador Clério José Borges de Sant Anna, autor de vários livros entre os quais, História da Serra e Dicionário Regional de Gírias e Jargões.
CONCURSO LITERÁRIO REALIZADO NO CONGRESSO BRASILEIRO DE POETAS TROVADORES EM IBIRAÇU-ES,NOS DIAS 03,04,05 DE OUTUBRO,PELA ACADEMIA MARATAIZENSE DE LETRAS. Comissão Julgadora:Comissão Julgadora: ROGÉRIO SALGADO DE MINAS GERAIS,IMMACULDA DE SERRA-ES;DINAIR SURDINE DE SERRA-ES;MAGNÓLIA SILVESTRE DE SERRA-ES; IRENEU BARONI DE BELO HORIZONTE E LEVI BASILIO DE SERRA-ES. Vencedores: 1º lugar- Poema: "Café da manha com poesia" da autora Marlúcia Brandão - Marataízes-ES; 2º Lugar- Poema "Beija-flor" da autora Fabiani Taylor-Piuma - ES; 3º Lugar- Poema "A busca" da autora Maria Dolores Pimentel Rezende de São José do Calçado-ES; 4º Lugar- Poema" Viver sonhando" de autoria de Ronald Mignone de Marataízes-ES; 5º Lugar-Poema" Solitária solidão" de autoria de Cimar Pinheiro de Dores do Rio Preto-ES.
  O QUE É TROVA
 
A Trova é uma composição poética, ou seja, uma poesia que deve obedecer as seguintes características: 1- Ser uma quadra. Ter quatro versos. Em poesia cada linha é denominada verso. 2- Cada verso deve ter sete sílabas poéticas. Cada verso deve ser setessilábico. As sílabas são contadas pelo som. 3- Ter sentido completo e independente. O autor da Trova deve colocar nos quatro versos toda a sua idéia. A Trova difere dos versos da Literatura de Cordel, onde em quadra ou sextilhas, o autor conta uma história que no final soma mais de cem versos ou seja, linhas. A Trova possui apenas 4 versos, ou seja, 4 linhas. 4- Ter rima. A rima poderá ser do primeiro verso com o terceiro e o segundo com o quarto, no esquema ABAB, ou ainda, somente do segundo com o quarto, no esquema ABCB. Existem Trovas também nos esquemas de rimas ABBA e AABB.
 
Segundo o escritor Jorge Amado: "Não pode haver criação literária mais popular e que mais fale diretamente ao coração do povo do que a Trova. É através dela que o povo toma contato com a poesia e por isto mesmo a Trova e o Trovador são imortais". Todo Trovador é poeta mas nem todo poeta é trovador. Nem todos poetas sabem metrificar, fazer o verso medido.
Poeta para ser Poeta precisa saber metrificação, saber contar o verso. Se não souber o que é escansão , ou seja, medir o verso, não é Poeta.
Eis alguns exemplos de Trovas:
 
Nesta casa tão singela
Onde mora um Trovador
É a mulher que manda nela
Porém nos dois manda o amor.
              Clério José Borges
 
Ficou pronta a criação
Sem um defeito sequer,
E atingiu a perfeição
Quando Deus fez a mulher.
     Eva Reis