quinta-feira, 26 de setembro de 2013

X CONGRESSO BRASILEIRO DE TROVADORES

         X CONGRESSO BRASILEIRO DE TROVADORES EVENTO GRATUITO PARA TODO POVO. VENHA OUVIR A BOA MÚSICA DE CORAIS. VENHA CONHECER OS ARTISTAS E ESCRITORES CAPIXABAS E BRASILEIROS. PARTICIPE DA SERENATA, CAMINHANDO PELAS RUAS E CANTANDO MÚSICAS DE SERESTAS. 

         Numa promoção com apoio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte, Cultura e Lazer, o Clube dos Poetas Trovadores Capixabas, CTC  realizará  na cidade de Ibiraçu, ES, no Centro Cultural Roque Peruch, de 4 a 6 de Outubro, o X Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores, que reunirá durante três dias, poetas de vários Estados. As Inscrições para o Congresso são gratuitas  e o participante terá direito a um Certificado de Participação com Carga Horária de 32 horas. Homenagens Póstumas: Trovadores, Eno Theodoro Wanke e Narceu Paiva Filho.

         ABERTURA COM CORAL DA ARCELOR MITTAL: No dia 4, pela manhã e à tarde, no Centro Cultural, uma Oficina gratuita de Criação Literária ensinará a fazer Poesias e Trovas. A noite, com início as 19 horas, começa a Sessão solene, com Homenagens e premiação dos vencedores dos Concursos Nacionais de Poesias e Trovas e Concurso Municipal de Poesias e de Redação. A grande atração da noite, será o Coral da Arcelor Mittal Tubarão, sob o comando do Maestro Adolfo Alves. No sábado, dia 5, no Centro Cultural, pela manhã mais Oficinas gratuitas. À tarde, palestras com Ricardo Bezerra e Rogério Salgado, tarde de autógrafos, com lançamento de livros, apresentação do Coral do Maestro Sandro Gomes e Forró.

         MISSA EM TROVAS E SERENATA: Às 19 horas será celebrada uma Missa em Trovas, no Santuário Diocesano Nossa Senhora da Saúde, presidida por  Dom Décio Sossai Zondonade, Bispo da Diocese de Colatina, com lançamento de Livro sobre a vida de Dom Luciano Mendes de Almeida. Após a Missa, com início as 21 horas, com saída do Centro Cultural, no Centro, será realizada a  Serenata dos Trovadores  pelas ruas de Ibiraçu. Povo e Trovadores cantando músicas de Serestas pelas ruas de Ibiraçu, a terra da Cultura, da Poesia, da Trova e das Serenatas ao luar.

         DESFILE: No Domingo, dia 6, pela manhã haverá a Troveata, que é o Desfile dos Trovadores, com Bandas e, em seguida, encerramento do Congresso no Auditório do Centro Cultural, com a apresentação da Orquestra “Sons da Esperança”, com flautas doce soprano, contralto, tenor e baixo, flautas transversas, violão, violino, teclado e percussão, com a atuação de 20 músicos, sob a orientação da professora Glória Maria Saloto de Oliveira. Após apresentação da Orquestra, entrega de Certificados de Participação. Durante os três dias do Congresso será apresentado o novo Coral de Ibiraçu, “CORAL LE MEMORIE” e haverá mostra de trabalhos culturais, artesanato, Varal de Poesias e Trovas e Exposição de Artes Plásticas, com exibição de Vídeos Culturais das Academias de Letras da Serra, Marataízes e São Mateus e do filme “Queimado”, sobre a Revolta dos Escravos.

         ÁRVORE DE LIVROS: Na Praça uma árvore produzirá como frutos, vários Livros de Poesias. Trovas serão expostas em Pipas (Papagaios).

         PARTICIPE E RECEBA GRÁTIS UM CERTIFICADO. CONHEÇA POETAS, GANHE LIVROS GRÁTIS. O Congresso é aberto a participação da população, de estudantes, professores, poetas, mesmo não sendo trovadores e Artistas em geral. Alguns livros serão distribuídos gratuitamente.

         PRESENÇAS ILUSTRES PARA IBIRAÇU: Confirmaram presenças os Escritores, Arlindo Nóbrega, de São Paulo; Ricardo Bezerra, da Paraíba; Marília Martins, de São Paulo.; Cordelista Maria Morais, de Brasilândia de Minas, MG; Maria José, do Rio, RJ; Rogério Salgado, de Belo Horizonte, MG; Lúcia Costa, de Nova Friburgo, RJ; A Trovadora Ruth Farah, de Cantagalo, RJ; Bárbara Péres, de Marataízes, ES; Dalva Meirelles, RJ; Ivan do Amaral, RJ; Luiz Carlos do Couto, Cantagalo; Levi Alucinação, RJ; Joaquim Moncks, de Porto Alegre, RS; Maria Lúcia de Godoy, (MG); Isabella Marinuzzi, de Marataízes, ES; Prof. Francisco e Rogério Marques de MG; Léa Lu, de Contagem, MG; Agostinho Rodrigues e Neiva Fernandes, Campos, RJ; Creuzely Ferreira, RJ; Cesar do Cordel, (Cesar Domiciano), de São Mateus, ES; Violeiro, Pedro Ceará e Gertrudes Greco, de Guaratinguetá, SP.