sexta-feira, 26 de julho de 2013

A MULHER BEM PAGA

A NOITE DE AUTÓGRAFOS DE MÁRCIA ANTUNES FRANÇA

A escritora apresenta sua obra.

Recebe flores. 

Participa do Sarau. 
Lê uma de suas crônicas


A MULHER BEM PAGA, livro de estreia da escritora Márcia Antunes França, é resultado de um sonho, ela afirma que, em sonho, lhe foi comunicado que o escreveria com exato esse nome. Narra a vida de Sofia, oriunda de família humilde, provou muitas dificuldades, uma mulher que tenazmente, buscou sua independência financeira.
O aplauso de amigas.
Carinhosamente. 

Curiosos quando tomaram conhecimento do nome da futura obra, chegaram a lhe  perguntar, se entendia de prostitutas, ao que respondeu não, o que deriva do título que sugere pagamento com dinheiro. Não, não é o caso. 

Como exemplo do que diz, testemunha com sua própria vida, sente-se uma "mulher bem paga" pelo que pode fazer, destacando um particular momento em que viu-se numa batalha pelo não fechamento de determinada escola, útil para seus filhos e todos de sua condição.

Seguem alguns trechos do livro:

Primeiro baile: Sofia começou então, a providenciar uma fantasia, pois suas primas iriam fantasiadas. Pensou em fantasiar-se de índio.

A jovem professora: quando contou às suas amigas como gastara o primeiro salário chegou a ser censurada por algumas. Ela deveria ter gasto consigo mesma, comprando roupas e sapatos novos, perfume, bolsa e outros acessórios tão almejados por uma jovem.

Namoro: De vez em quando, Sofia olhava pela porta da sala para ver se Erick estava chegando. Volta e meia, olhava-se no espelho para ver se estava tudo certo com sua roupa e ter certeza de que receberia muitos elogios do namorado.

Dificuldades: Depois de ouvir o relato do seu sonho, a secretária do médico a tranquilizou, dizendo-lhe que deveria mesmo enterrar a Sofia sofrida e ressuscitá-la numa Sofia extrovertida e esperançosa, como fora na sua adolescência.

Aos setenta anos... Bem, vou deixar que vocês leiam o livro.

São quase trezentas páginas de narrativa de um vida que conheceu muitas variações.

No Programa CAFÉ COM LETRAS, realização do poeta Leonardo Picinati, todas as quintas-feiras,  no Shopping Norte Sul, ontem, 25 de julho, ocorreu o primeiro lançamento da obra. 

MÃOS QUE CANTAM

Mãos que cantam

                                                Aos jovens do Conjunto “Mãos que cantam”.

Mãos que cantam?
Como é?
Como as mães cantam?
Desde quando acontece
esta de mãos que cantam?

Preciso saber
me disseram que era um coral
e o som que ouvi
não brotava de nenhum
daqueles lábios que vi.

Eu chequei um por um
não eram os lábios,
eram as mãos
coordenadas com perfeição
que traduziam em gestos
as palavras ouvidas.

Sim, mãos cantam.
Não duvidem,
acreditem,
eu vi.


MEDICINA X POLÍTICA

           Em face da nova determinação do governo PT, de que o curso de  formação de médicos deve se extender a oito anos, com a obrigação para os alunos de mais dois anos de dedicação ao estado para a obtenção de diploma  médico...
Admitindo ainda que para o atendimento da população mais carente o atendimento medico deve ser exercido por profissionais ainda em formação, concedendo apenas ao alto comando da política os recursos  especializados... ...
 A medicina é uma das muitas áreas do conhecimento ligada à manutenção e restauração da saúde. Ela trabalha, num sentido amplo, com a prevenção e cura das doenças humanas e animais num contexto médico. Não pode ficar subordinada a interesses partidários
Em lugar de obrigar acadêmicos ao exercício da medicina pública, ainda despreparados, o correto e honesto é ceder- lhes ambientes e estudos de aprimoramento, como respeito ao ser humano e, logicamente, respeito à estrutura da saude nacional
          “ Mente sana in corpore sano”
Saude, segundo a Organização Mundial, não é apenas a ausência de doença. Consiste no bem-estar físico, mental, psicológico e social do indivíduo.            
É um estado cumulativo, que deve ser promovido durante toda a vida, de maneira a assegurar-se de que seus benefícios sejam integralmente desfrutados em dias posteriores.1 Nesse contexto, diretrizes de organizações supra-nacionais compostas por eminentes intelectuais do globo, relacionados à área  médica,  estabelecem um novo paradigma de abordagem para o atendimento e tratamento médico.
Em lugar de médicos cubamnos com a missão, tembem de pregações  políticos sociais, que ofendem nossa tradição Cristá, que venham médicos técinidos cientistas aprimorados dos Estados Unidos, da Inglaterra, da Alemanha, da França e alem de tudo com profundas vivencias e conceitos emocráticos  e não humildes trabalhadore cubanos seduzidos pelos REAIS  QUE TANTO PODEM ESTAR FAZENDO  FALTA PARA A ELEVAÇÃO CULTURAL E TÉCNICA DOS  NOSSOS ESCOLARES, QUE ASSUMEM DOENÇAS POR FALTA DE CONHECIMENTOS E VIVÊNCIA DE APOIO,  POR POLÍTICAS DE INTERESSE DE DOMÍNIO,  COM MEDO DA VERDADEIRA DEMOCRECIA  DE   CULTURA  M,ENTAL  E  ESPIRITUAL
Santo patrono da Medicina é São Lucas  nunca Karl Marx .

Fahed Daher é médico, Governador 95/96 do Distrito 4.710  de Apucarana PR, pertence a Academia de Letras de Londina, ao Centro de Letras do Paraná, a Academia de Letras José de Alencar entre outras.