segunda-feira, 8 de julho de 2013

CONVENTO SÃO FRANCISCO É REINAUGURADO


REINAUGURA-SE HOJE UM DOS MAIS IMPORTANTES COMPONENTES DA HISTÓRIA RELIGIOSA DO ESPÍRITO SANTO

São Francisco: 1º convento franciscano da Região Sul do Brasil Colônia

Segundo Fernanda Neves Gomes, o Convento São Francisco começou a ser construído no final do século XVI pelos padres franciscanos frei Antônio dos Mártires e Antônio das Chagas, a pedido do segundo donatário da Capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho Filho. Além da igreja dedicada a São Francisco, a edificação abrangia  as dependências necessárias ao monastério e a Capela da Ordem Terceira da Penitência.

A esse conjunto foi acrescentado, posteriormente, um cemitério municipal, que funcionou até 1908. Próximo ao local, uma capela sob a invocação de Nossa Senhora das Neves passou a ser necrotério. A capela, em arquitetura colonial, ainda hoje permanece nas dependências do convento.

O Convento abrigou diversas irmandades, dentre elas a Irmandade de São Benedito, que se reunia na Capela da Venerável Ordem Terceira e movimentava a cidade com suas festas e procissões. Com o tempo, o Convento ficou ocioso e as autoridades civis passaram a requisitá-lo para diversas finalidades, funcionando como escola e enfermaria para atender às vitimas das constantes epidemias que atacavam a cidade na metade do século XIX.

A partir daí, abrigou diversos usos, como Orfanato Cristo Rei (1926 a 1960); Residência Episcopal (1960 a 1985); Rádio Capixaba (1963 a 1973); Colégio Agostiniano (1970 a 1976) e Residência das Irmãs Carmelitas (1981 a 1985). Atualmente abriga a Cúria Metropolitana e diversas entidades ligadas à Igreja Católica.   

O frontispício, reformado em 1744 e 1784, foi o que restou do conjunto arquitetônico original do Convento São Francisco. Tombado pelo Conselho Estadual de Cultura em 1984, demarca o espaço do que foi o primeiro Convento Franciscano construído na Região Sul do Brasil Colônia.

 
Do acervo do Palácio Anchieta

Restauro revela importantes achados arqueológicos, noticiou o site da Arquidiocese.

 As obras de restauro em andamento no Convento de São Francisco de Assis, no Centro de Vitória, revelaram importantes descobertas sobre a estrutura original deste, que é o segundo monumento franciscano mais antigo do Brasil.

Durante os trabalhos para retirada das camadas de reboco, danificadas pelo tempo, foram encontrados vestígios que contam um pouco da história do edifício, como por exemplo, a descoberta de um grande vão de acesso para o antigo Convento localizada bem abaixo dos sinos. 

Além disso, o trabalho desenvolvido pelo arqueólogo Henrique Valadares revelou detalhes do piso original, construído pelos franciscanos no século XVII, e das cores (preto e vermelho) que um dia adornaram os ornamentos que compõem a fachada do edifício.

De acordo com Diovani Favoreto, gestora do projeto de restauro, as descobertas são "achados raros e que ajudam a trazer para conhecimento do público a história desse importante monumento histórico e religioso dos capixabas", afirma.

 

Projeto de restauração

Financiado pela Mineradora Vale por meio da Lei Rouanet, o projeto de restauração prevê o repasse R$400 mil para serem aplicados na recuperação do frontispício, na restauração da capela e na melhoria da acessibilidade aos portadores de deficiência física.

História

Erguido em 1591 por dois frades, o Convento de São Francisco de Assis é tombado pelo Conselho Estadual de Cultura como Patrimônio Arquitetônico Capixaba. A princípio serviu como abrigo para os noviços interessados em  seguir os ensinamentos de São Francisco de Assis. Atualmente, o local é ocupado pelas atividades administrativas da Arquidiocese de Vitoria e pela organização de assistência social Cáritas Arquidiocesana.