terça-feira, 18 de junho de 2013

OS SEXALESCENTES

                                              Mirian Goldenberg

Se estivermos atentos, podemos notar que está surgindo uma nova faixa social, a das pessoas que estão em torno dos sessenta/setenta anos de idade, os sexalescentes  é a geração que rejeita a palavra
Mirian Goldenberg
Antropola e muitas publicações
"sexagenário", porque simplesmente não está nos seus planos deixar-se envelhecer.


Trata-se de uma verdadeira novidade demográfica - parecida com a que, em meados do século XX, se deu com a consciência da idade da adolescência, que deu identidade a uma massa de jovens oprimidos em corpos desenvolvidos, que até então não sabiam onde meter-se nem como vestir-se.     

Este novo grupo humano, que hoje ronda os sessenta/setenta, teve uma vida razoavelmente satisfatória. 

São homens e mulheres independentes, que trabalham há muitos anos e que
conseguiram mudar o significado tétrico que tantos autores deram, durante décadas, ao conceito de trabalho. Que procuraram e encontraram há muito a atividade de que mais gostavam e que com ela ganharam a vida.    

Talvez seja por isso que se sentem realizados...
Alguns nem sonham em aposentar-se. E os que já se aposentaram gozam plenamente cada dia sem medo do ócio ou solidão. Desfrutam a situação, porque depois de anos de trabalho, criação dos filhos, preocupações, fracassos e sucessos, sabe bem olhar para o mar sem pensar em mais nada, ou seguir o voo de um pássaro da janela de um 5º andar....

Neste universo de pessoas saudáveis, curiosas e ativas, a mulher tem um papel destacado. Traz décadas de experiência de fazer a sua vontade, quando as suas mães só podiam obedecer, e de ocupar lugares na sociedade que as suas mães nem tinham sonhado ocupar.

Esta mulher sexalescente sobreviveu à bebedeira de poder que lhe deu o feminismo dos anos 60. Naqueles momentos da sua juventude em que eram tantas as mudanças, parou e refletiu sobre o que na realidade queria.
   


Algumas optaram por viver sozinhas, outras fizeram carreiras que sempre tinham sido exclusivamente para homens, outras escolheram ter filhos, outras não, foram jornalistas, atletas, juízas, médicas, diplomatas... Mas cada uma fez o que quis : reconheçamos que não foi fácil, e no entanto continuam a fazê-lo todos os dias.  

Algumas coisas podem dar-se por adquiridas.

Por exemplo, não são pessoas que estejam paradas no tempo: a geração dos "sessenta/setenta", homens e mulheres, lida com o computador como se o tivesse feito toda a vida. Escrevem aos filhos que estão longe e até se esquecem do velho telefone para contatar os amigos - mandam e-mails com as suas notícias, ideias e vivências.

De uma maneira geral estão satisfeitos com o seu estado civil e quando não estão, não se conformam e procuram mudá-lo. Raramente se desfazem em prantos sentimentais. 

Ao contrário dos jovens, os sexalescentes conhecem e pesam todos os riscos.

Ninguém se põe a chorar quando perde: apenas reflete, toma nota, e parte para outra...       

... Os homens não invejam a aparência das jovens estrelas do desporto, ou dos que ostentam um terno Armani, nem as mulheres sonham em ter as formas perfeitas de um modelo. Em vez disso, conhecem a importância de um olhar cúmplice, de uma frase inteligente ou de um sorriso iluminado pela experiência. 

Hoje, as pessoas na década dos sessenta/setenta, como tem sido seu costume ao longo da sua vida, estão estreando uma idade que não tem nome. Antes seriam velhos e agora já não o são. Hoje estão de boa saúde, física e mental, recordam a juventude mas sem nostalgias parvas, porque a juventude ela própria também está cheia de nostalgias e de problemas.
Celebram o sol em cada manhã e sorriem para si próprios...Talvez por alguma secreta razão que só sabem e saberão os que chegam aos 60/70 no século XXI!  

NOSSA INTERCESSORA


Momento do Sim.
Nossa Senhora continua a ser uma fonte inesgotável de surpresas boas para nós. É impressionante como uma mulher de origem humilde tenha chegado às alturas a que ela chegou. Não, exercendo um cargo, mas mediante uma vida, que como lhe afirmou o Anjo, fez com que fosse achada em graça diante do Senhor.

Não era simples o que lhe estava sendo transmitido por um Mensageiro que conseguiu entrar prodigiosamente na sua casa, sem causar outro constrangimento, senão aquele que resultou da surpresa de um anúncio inesperado: como é possível se não conheço homem?

Ao mesmo tempo, é maravilhosa a capacidade dessa Maria, leiga, como nós outros, leigos,  de assimilar na integridade a mensagem recém-chegada  e a ela aderir prontamente e sem reservas. Trata-se de quando o Anjo lhe revela que tudo seria resultado de prodígio operado pelo Espírito Santo. Do mais profundo da sua alma, brota aquele SIM, que mudou a face da terra. Maria reconheceu que lhe era proibido não aderir de imediato ao convite formulado, o que derivava da mais lúcida convicção mediante a qual vivia, traduzida na afirmativa prodigiosa:  sou a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a Sua Palavra.

Realmente, Maria só viveu para Deus. A prontidão daquele Fiat, repetido em outros momentos igualmente inesperados de sua trajetória como Mãe de Deus, prova que só tinha olhos para Deus, todo seu respirar, pensar e agir só tinha uma razão de ser, o próprio Deus.

É isto que a credencia como nossa intercessora. Não façamos a menos de aceitar que assim seja, como é preciso ter sempre em mente, que ser seus devotos consiste em imitá-la nas suas virtudes e que de fato o melhor agir consiste, exatamente como ela ensinou: em fazer sempre, tudo aquilo que Jesus mandar.