segunda-feira, 3 de junho de 2013

E SERÁ QUE ESSA LEI PEGA

Marzia Figueira, (24/07/1937-16/12/2000) jornalista, escritora, membro da Academia Feminina Espirito-santense de Letras.

Deus é pai – além de Filho e Espírito Santo, amém. Mas não é que o congresso, até que enfim, faz algo de saudável dentro do caos que é a falida saúde brasileira?  Os homi aprovaram  a lei    contra o fumo! Tá proibido fumar em tudo quanto é recinto fechado. Breve, com a graça divina influindo e contribuindo mais uma vez, o cigarro vai ser vetado também em área aberta... Maravilha! O Brasil, devagar e sempre como sempre, ainda chaga a Primeiro Mundo, pode crer.

Vai ser proibido fumar em restaurantes, por exemplo. Um grande suspiro de alívio, além de uma profunda e revigorante inspiração de ar puro, saúda a medida. Sim, porque, finalmente, acaba a falta de educação geral e generalizada: enquanto os mais lentos ainda não terminaram sua refeição à mesa, os mais apressadinho qu, aliás comem cru, ou queimam a língua porque comem fervendo, sacam suas armas . Isqueiro e cigarro na mão, atacam sem dó nem pena – ou respeito.

Também vai ser proibido fumar em avião. Acaba a inútil escolha por poltronas para fumantes e não-fumante. Inútil porque não dá para separar a fumaça, nem prender a fumaça., nem cercar a fumaça, a fim de impedir que ela se evole e atinja as narinas mais sensíveis ao lado ou em frente.... Nos shoppings a farra dos fumantes também vai acabar – arrrááá! E nos ônibus municipais e interestaduais idem ibidem. O ilustre passageiro ao seu lado não corre mais o risco de morrer de bronquite. Salvo não pelo velho Rum Creosotado mas pela lei... Se é que essa lei pega no Brasil. No que pegar, todo mundo de mente e corpo sãos vai poder trafegar em paz e sossego, longe da prejudicial fumacinha e do odo  indefectível, seja de charuto, cachimbo, cigarrilha, cigarro, mata rato, o escambau.

Os fabricantes devem estar esperneando e tomando medida  gástricas, como diria a Magda de Marisa Orth, impagável no programa da TV, Sai de Baixo, e mexendo todos os pauzinho disponíveis para não permitir que essa lei vigore. Mas não vai adiantar. Porque mesmo que uma marca famosa de cigarro veicule por aí que fumar significa free, não existe ninguém mais escravo que um fumante em exercício de sua deprimente atividade. Como disse há muitos anos o garoto que venceu com sua frase o concurso lançado pela Liga contra a Tuberculoso sobre o fumo: “Não fume ao meu lado, morra sozinho”. Ou o outro, 4° lugar, que aniquilou com os fumantes, viciados, assumidos: “Adulto também chupa chupeta: o cigarro” ... Que vexame. Vade retro! Chupetas fora! Afinal, vocês são Homo sapiens ou Pés de coentro?!... Pois recolham-se a sua humilhante condição de tempero (argh!), encerrem-se em sua autoclausura e deem vazão a sua patética escravidão.

Enquanto isso, a gente canta a liberdade. Liberdade, liberdade, abra as asas sobre nós – o povo eleito e autossuficiente que não depende de um rolinho de papel recheado com veneno para ser feliz.

Marzia Figueira em Os Inocentes, p. 108