terça-feira, 23 de abril de 2013


    

ACADEMIA MATEENSE DE LETRAS

EDITAL 02/2013

 CONCURSO DE POESIAS “MÃE, PRESENTE DE DEUS”

A Academia Mateense de Letras – AMALETRAS - torna público que estarão abertas até o dia 31 de maio de 2013, inscrições para o seu 2° CONCURSO DE POESIAS. Tema “MÃE, PRESENTE DE DEUS” que se rege pelo estabelecido no presente Edital.


I – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 1º O concurso premiará as duas melhores poesias inéditas que versem sobre o tema “MÃE".

Art. 2º O Concurso é aberto à participação de qualquer interessado (a) de qualquer parte do Brasil ou do exterior desde que escrito em língua portuguesa.

Art. 3º Os Acadêmicos da AMALETRAS não podem participar.


II – DA INSCRIÇÃO.

Art. 4º A inscrição será realizada mediante remessa à AMALETRAS, em três vias impressas, entregues pessoalmente ou via postal, por segurança maior, por AR, sendo que, neste caso, a assinatura lançada no recibo, servirá de comprovação da inscrição.

Art. 5º Só serão considerados os trabalhos qu66e chegarem ao endereço indicado até 18 horas do dia 31 de maio de 2013.


III – DA APRESENTAÇÃO.

Art. 6º A poesia deverá ser apresentado impressa em espaço 1,5 com ao menos uma lauda (A4) e o máximo de duas, identificada por pseudônimo.

Art. 7° A inteira qualificação do participante deverá vir em envelope menor lacrado; juntamente com a poesia será inserido em envelope maior assim endereçado: PRÊMIO MÃE, PRESENTE DE DEUS - AMALETRAS - Rua Altino Gomes Luz, nº127, Centro, 29930-030, São Mateus-ES.

IV- DA COMISSÃO JULGADORA


Art. 8° O julgamento será realizado por Comissão formada por três membros de Academia de Letras a serem convidados.

Art. 9° A AMALETRAS reterá o envelope menor contendo os dados pessoais e o pseudônimo do participante, para posterior identificação.

Art. 10. Na apreciação das poesias a Comissão adotará os seguintes critérios: correção, clareza, linguagem poética e pertinência com o tema apresentado.

Art. 11.  O concorrente que melhor corresponder aos critérios de avaliação, a juízo da Comissão, será considerado vencedor.  

Art. 12. O julgamento do qual não caberá recurso será realizado até o dia 15 de junho de 2013 e seu resultado, divulgado nas vinte e quatro horas seguintes.


VI- DA PREMIAÇÃO.

 Art. 13. O primeiro classificado receberá uma medalha Poetisa “CORA CORALINA”, um relógio dourado, marca “Lersite” e diploma; o segundo receberá uma medalha Poetisa “CORA CORALINA” e diploma de honra ao mérito.  

Art. 14 A premiação será entregue em solenidade da AMALETRAS no mês de junho de 2013.

Art. 15 As poesias poderão ser publicadas a critério da AMALETRAS na forma mais viável, respeitados os direitos autorais.


São Mateus, 22 de abril de 2013.


Marlusse Pestana Daher                                                                   Presidente

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE


O acontecimento do ano não só na Igreja Católica do Brasil, mas em todo o mundo é a Jornada da Juventude ou o encontro que os jovens vão ter com o Papa. 

Vejam só que lindo este aspecto, falávamos que Bento XVI viria ao Brasil para este encontro e o próprio agora Papa emérito, também chegou a falar dessa visita. Mas como, à luz de Deus, perante sua consciência, ele entendeu que era hora de deixar suas funções de Chefe da Igreja Universal (a católica sim é Universal, a do milionário a custa dos pobres, Edir Macedo é universal só no nome), quem vem agora é o Papa Francisco.

Mas como dizíamos ontem, podemos dizer hoje: o Papa virá. Seja o homem que for, seja o nome que tiver, o Papa é sempre o sucessor de Pedro. O papa é sempre o papa.  É sempre ao Papa que Jesus continua dizendo: apascenta meus cordeiros, apascenta as minhas ovelhas.

Lema: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações”

Para o padre Geraldo Dondici Vieira, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, esse é um lema para ser guardado no coração, refletido e meditado. “Esse tema, de fazer discípulos, de chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor, é o tema mais querido do Evangelho de Mateus. Esse mandato, essa missão já está anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem convive com o Senhor”, afirmou o sacerdote.

“Com essas mil participações, ele, jovem discípulo, é chamado a plantar no coração de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser discípulo de Jesus”.

 A IGREJA SE CONVENCEU DE QUE A Jornada Mundial da Juventude em Madrid renovou nos jovens o chamado a ser o fermento que faz a massa crescer, levando ao mundo a esperança que nasce da fé. Dai O PAPA BENTO XVI TER EXORTADO OS JOVENS DIZENDO: Sede generosos ao dar um testemunho de vida cristã, especialmente, em vista da próxima Jornada no Rio de Janeiro.

Aconteceu no anúncio do lema da Jornada Mundial da Juventude Rio2013: “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), durante a audiência geral no dia 24 de agosto.

Na ocasião a catequese foi dedicada a JMJ 2011, que havia terminado no dia 21 do mesmo mês. Bento XVI recordou com carinho a participação e a alegria dos cerca de dois milhões de jovens em Madrid, ao que ele chamou de uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e de crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz.

Por isso é tão importante que os jovens do Brasil e do mundo assumam desde agora esse chamado à missão e participem da Jornada como testemunhas vivas do Cristo.

Para o padre Geraldo Dondici Vieira, diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, esse é um lema para ser guardado no coração, refletido e meditado. “Esse tema, de fazer discípulos, de chamar outros discípulos para a comunhão e o convívio com o Senhor, é o tema mais querido do Evangelho de Mateus. Esse mandato, essa missão já está anunciada em todo o Evangelho. E, na verdade, só faz discípulo quem já é discípulo, quem convive com o Senhor”, afirmou o sacerdote.

Padre Dondici ressalta que esse testemunho e o próprio anúncio do Cristo, são grandes desafios pra juventude, que vive em um mundo plural, com milhares de informações, seja através das escolas, lazer, internet, especialmente no contato com as redes sociais, como o facebook, twitter: “Com essas mil participações, ele, jovem discípulo, é chamado a plantar no coração de quem ele encontrar, com quem ele se comunicar, o desejo de ser discípulo de Jesus”.

“O que ganha o discípulo de Jesus? Ganha a pertença ao reino, ganha a certeza do amor de Deus, ganha a certeza de ser para os outros sinal de misericórdia e de amor. Ganha o levar e doar a paz do Senhor. São esses frutos e dons que o mundo muito precisa. O perdão, a misericórdia, a paz é que irão diminuir na sociedade, no mundo de hoje, a violência, a guerra, a corrupção, a maldade, tudo aquilo que tira a possibilidade do jovem crescer e colocar toda a sua riqueza e vitalidade a serviço da humanidade”, afirmou.”

No mandato final do texto de Mateus – “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” –, explicou o padre, está um grande sonho antropológico de todos, de que o contato com o Senhor, a amizade com Ele, desperte o que cada um tem de melhor em si mesmo.



“Vivemos em um mundo onde há muitos desperdícios, perdas humanas, por falta de chance. O convívio com o Senhor desperta o que temos de melhor. O anúncio ‘Ide e fazei discípulos entre todas as nações’ é um anúncio para a vida toda. Em nenhum momento podemos fazer um intervalo dele, porque ele supõe que aquele que é amigo do Senhor, pela sua vida, pelo seu estar no mundo, comunique aos outros a luz, a beleza e a alegria de ser discípulo do Senhor. Essa é a missão que a nossa Igreja precisa.