segunda-feira, 18 de março de 2013

MULHERES DE CARREIRA JURÍDICA

A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA (ARGENTINA E DE OUTRAS NAÇÕES) DAS MULHERES DE

 CARREIRA JURÍDICA MARCA SUA PRESENÇA NA SOCIEDADE EM QUE EXISTE

Aieln e Marina
NA ARGENTINA
 
Duas irmãs Aylen e Marina Jara estão encarceradas desde fevereiro de 2011 depois de um episódio não suficientemente esclarecido, quando um homem armado disparou contra elas. Curiosamente, a arma não apareceu na cena, nem foram buscadas provas necessárias para detectar rastros de pólvora no local, comprovando que realmente ocorreu.

O que chama atenção é que não obstante tudo isto, as meninas permanecem presas e seu julgamento retarda sempre  mais.

A suposta vítima que teria antecedentes criminais pode ter costas largas o que provoca a situação.

“Las chicas insisten em su inocenica. Sin antecedentes, iven la peor pesadilla: sufrir la situación de encierrro agraviante y humillantepor um “crimen” que aseguran - vehemetemente - no comedtieron”.  

"Que sucedió? Sucedió que se defendieron. Se defendieron del abuso del poder, del macho autoritario y prepotente, se defendieron de mas manoseos, mas atropellos, de una posible violación o de una posible muerte. Pero defenderse siendo mujer parece ser una grave ofensa para nuestro sistema y si somos pobres lo es aun mas. Ante el hecho de dos mujeres enfrentándose a un abusador y usar la legitima defensa la policía impuso la supremacía machista e inicio a las hermanas Jara una causa por intento de homicidio".

-y-marina-jara/)

Tal fato está sendo objeto de atenção da Associação Argentina de Mulheres de Carreira Jurídica que se movimentam para intervir na forma “amicus curiae”, em favor das injustiçadas irmãs.

NO BRASIL


Presidente e Associadas
Na última quarta-feira, 13 de março do corrente ano, em Brasília, no auditório do  Tribunal Superior Eleitoral, em concorrida solenidade, tomou posse a Diretoria Nacional da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica.

Estavam representados os dezessete estados brasileiros, onde a ABMCJ está constituída.

Em discurso incisivo e demonstrando toda garra, a nova Presidente, Liana Belém Pereira Mendonça de Souza afirma que conduzirá a entidade a consecução dos seus altos propósitos.   


Comissão Espírito Santo
A ABMCJ é uma organização não governamental de caráter cultural, sem fins lucrativos, pessoa jurídica de direito privado, associação fundada em Belo Horizonte (MG) no dia 03 de agosto de 1985 regida por Estatuto. Tem sede itinerante, sempre na capital onde reside e atua sua Presidente, através de comissões em 24 (vinte e quatro) Estados da Federação. São atualmente cerca de três mil associadas, provindas de cargos e ocupações de natureza jurídica – advogadas, ministras , magistradas, promotoras de justiça, procuradoras, professoras, universitárias, delegadas, entre outras.


Samba no pé.
É vinculada por adesão voluntária, à Fédération International des Femmes des Carrières Juridiques – FIFCJ, sediada em Paris, organização internacional não governamental que se inspira nos princípios inscritos na Carta das Nações Unidas, tem estatuto consultivo junto ao Conselho Econômico e Social da ONU e à FAO, desde 1961, Colabora com a UNESCO, a UNICEF, a UNIFEM, tem inscrição no Registro Especial da OIT. É por muitos considerada a maior ONG feminina do planeta, entre outros motivos por filiar Associações nacionais como a ABMCJ e membros individuais em 79 (setenta e nove) países na Europa, América, Ásia e África.

A solenidade de posse consistiu tambem em homenagem a Ministra Eliana Calmon do STJ, pela sua colaboração com a entidade e presença constante. Muita alegria foi a tônica do evento com música, dança e um ótimo coquetel.