sexta-feira, 8 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Hoje, mundo a fora se comemora o “Dia Internacional da Mulher”. Todo ano quando chega março eu já começo a pensar no significado deste dia, ou na falta de significado, ou no porquê de sua comemoração e pergunto também se temos alguma coisa para comemorar.

No programa que apresentei no 8 de março de 2000, comecei lembrando o início da quaresma, como aconteceu, mas  também falava: Hoje se comemora o Dia Internacional da Mulher sendo preciso reconhecer que a violência contra ela ainda é muito notável. E não só a mulher adulta que apanha do marido, que é discriminada e escravizada, mas também a mulher criança, a mesma que em tenra díade é corrompida, seduzida, destruída no que tem de fundamental, crescendo traumatizada.

Estas palavras 13 anos depois são atualíssimas, para haver comemoração ter-se-ia que ter um bom motivo, uma alegria, uma conquista a comemorar.  Nada disto aconteceu. Portanto, vamos mudar o nome de dia internacional da mulher para dia de conscientização da mulher, de fortalecimento das lutas que a conduzam a verdadeira liberdade a qual tem direito como filha de Deus, criada á sua imagem e semelhança, e cidadã que trabalha, que sofre, que luta, que contribui para a sociedade civil e com os ideias da nação.

Queridos ouvintes, vocês não acham que precisamos acordar? Entra dia, sai dia, vai ano, chega ano e tudo continua no mesmo. Não queiramos colocar a culpa nos outros, no governo que não faz, seja lá em que for. As coisas só mudam se eu mudar. Estejamos certos. Se as mudanças que queremos não começarem a acontecer comigo, mediante aquilo que eu faço, do modo como eu ajo, não muda nada.

Quem sabe nós estejamos fingindo que não vemos. As delegacias de mulher estão sempre cheias. Mais de três mil processos só em um juizado daqui de Vitória, aquele que funciona na Casa do Cidadão. Os jornais sempre trazem notícia de assassinatos de mulheres de todas as formas, pelos maridos, por um namorado, pessoas que são íntimas.

Nem fiquemos achando que é melhor entregar a Deus. Como já diziam os antigos, Deus disse: faça por onde que eu te ajudarei. Depende de nós.

Cada um deve assumir sua parcela de responsabilidade e decidir que as mulheres são tão humanas quanto os homens, que elas merecem todo respeito.

Nossa Senhora, intercede por nós, para que nos fortaleçamos e contribuamos para que aconteçam as mudanças tão urgentes das quais a sociedade necessita.