sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O APÓSTOLO DAS GENTES



São Paulo
Paulo
Comemoramos hoje, a festa de São Paulo, guerreiro inimigo dos cristãos, que afoito, ia pelas estradas de Damasco para mais uma empreitada: organizar uma perseguição aos que acolheram a boa nova proclamada por Jesus, os cristãos.

Judeu de Tarso, depois, cidadão romano por opção, naquela oportunidade, foi milagrosamente interceptado, nada menos que caiu do cavalo no caminho. O próprio Senhor o derrubou, reclamou da perseguição que levava a efeito a Ele mesmo, (por que me persegues?) se manifesta a ele e aponta o modo como deveria passar a viver.

É possuído pela graça, por deveras inteligente que era, o homem se converte, entende que mudar de vida era a melhor escolha e de perseguidor se transforma em colaborador, em apóstolo, o apóstolo das gentes, devido a amplitude que deu à sua tarefa, ao seu ministério, fazendo discípulos e seus colaboradores, outros homens, como é o caso de Timóteo, de Tito, destinatários de cartas que escreveu, verdadeira e suculenta doutrina e que compõem as Sagradas Escrituras.

Não chequei, como poderia? mas ouso afirmar, certamente, não há quem tenha escrito sobre a doutrina de Jesus que não tenha citado Paulo.


Papa Bento XVI observa o lugar do túmulo de São Paulo, embaixo 
do altar central da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, através da janela recentemente aberta na cripta
Bento XVI em visita ao lugar em que Paulo foi preso
Tornou-se símbolo de Apóstolo, exemplo para todos os apóstolos. Apaixonado por Jesus, crente em sua Palavra a ponto de dar toda sua vida e viver de tal forma que quando as forças o abandonaram pela prisão, pelos açoites, pela tortura, sentiu-se autorizado a dizer: “combati o bom combate, terminei a minha carreira, guardei a fé”.

Depois de longa prisão, foi decapitado, ao cair, sua cabeça quicou três vezes por terra, em cada ponto que tocou, jorrou uma fonte, água cristalina.

No lugar da prisão e do martírio, existe uma Igreja, as fontes ainda hoje, oferecem água aos visitantes. Fica em Roma na Itália.

É justo que festejemos São Paulo, fiel seguidor de Jesus Cristo, e aprendamos com ele, através da Leitura de suas cartas a levar uma vida comprometida com as coisas do reino do Pai.