quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

ROGAI POR NÓS

Rogai por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Esta súplica é feita em seguida ao momento que rezamos, relembrando aqueles momentos mágicos nos quais se constituíram o diálogo travado entre o Arcanjo Gabriel, mensageiro de Deus, ao comunicar a Maria de Nazaré: “achaste graça diante do Senhor, conceberás e darás a luz um Filho, Ele será grande e será chamado Filho do Deus altíssimo”.

Tratava-se de uma revelação absolutamente inédita. É natural que na sua simplicidade, Maria não tenha sido capaz de entender o que ouvia e se explica: “não conheço homem”.  Gabriel entende a confusão que se fez no ânimo daquela quase menina e esclarece: “tudo o que vai acontecer, acontecerá por obra e graça do Espírito Santo”.

E a fé ilumina Maria que em atitude de reverência aquiesce e as palavras que profere revelam o sentimento que a possuía em confronto de Deus e da sua vontade: “eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a Sua palavra”, ou seja, segundo Seu desígnio e projeto de amor, eu cumprirei tudo que me disser, irei até onde esse compromisso me fizer chegar.

De imediato, o Verbo se fez carne, passou a ser gestado no ventre virginal de Maria, até a hora de Belém.

A filha de Ana e Joaquim foi elevada a mais alta condição que a uma criatura seja dado se elevar, a um patamar que nenhuma outra mulher alcançaria, a de Mãe do Filho de Deus.

É compreensível, portanto, que depois de se colocar em tamanha disponibilidade, Maria se tenha credenciado a poder interceder junto ao Filho por todos aqueles que Ele mesmo lhe dera como filhos também.

Note-se que ao proferir este pedido, “rogai por nós Santa Mãe de Deus”, justificamos em seguida, o objetivo que temos, a motivação que nos move, ou seja: “para que sejamos dignos das promessas de Cristo”.

Nem sempre rezamos assim. Com esta fórmula, não pedimos coisas, favores ou qualquer outro bem, pedimos que nossa vida se paute de tal forma que não desmereça os dons que recebemos, não se desvie do projeto de Deus a nosso respeito, possamos conquistar o que Jesus nos prometeu, logicamente, importa que nosso comportamento seja de fiel herdeiro de tais promessas e saibamos como “bons administradores da multiforme graça de Deus”, agir de acordo com o direito e a justiça fazendo da lei do Senhor que é lei do amor, nossa única lei.