segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A REALIDADE DA COMUNHÃO COM DEUS

Estamos na antevéspera do Natal!

O Evangelho do 4° domingo do Advento nos apresentou a visita de Maria a S. Isabel. 

Li em algum lugar: na corporalidade de Jesus e em sua entrega gratuita e generosa, Ele entrou em plena comunhão conosco, pois o Cristo, com sua oferenda, nos levou à perfeição, à realidade da comunhão com Deus.

Essa perfeição está ilustrada na figura de Maria, símbolo da humanidade, com quem Deus entra em comunhão espiritual e corporal. Ela é a prova concreta da visita de Deus, da ausência de barreiras entre Ele e nós. Atentemos, pois essa passagem evangélica não deve ser lida como uma simples visita de cortesia de Maria à sua prima que esperava um filho em sua avançada idade, mas primeiramente como exercício verdadeiro do sacerdócio de Cristo, pois Isabel a saúda como Mãe do meu Senhor, um título que pertence não ao Jesus embrião, mas ao Cristo ressuscitado.

A voz de Maria é o eco do silêncio daquele Senhor que ela trazia no seio e cuja presença faz Isabel e seu filho se alegrarem e encherem-se do Espírito Santo.

Em segundo lugar, trata-se da visita que é o consequente sacerdócio de Maria, na atitude de fé e de disponibilidade para servir a Deus e aos irmãos, em seu corpo, imitando a doação do Filho.


Temos que aprender com Maria a ter a atitude certa, no tempo certo de manifestar em nós, a presença de Deus. Procuremos imitá-la nos perguntando qual seria a atitude dela se estivesse no nosso lugar, para agir igual, nas circunstâncias em que nos encontrarmos, nas oportunidades que nos forem apresentadas de exercermos o nosso sacerdócio, nada mais que nossos exercício cristão de ser.