terça-feira, 18 de junho de 2013

NOSSA INTERCESSORA


Momento do Sim.
Nossa Senhora continua a ser uma fonte inesgotável de surpresas boas para nós. É impressionante como uma mulher de origem humilde tenha chegado às alturas a que ela chegou. Não, exercendo um cargo, mas mediante uma vida, que como lhe afirmou o Anjo, fez com que fosse achada em graça diante do Senhor.

Não era simples o que lhe estava sendo transmitido por um Mensageiro que conseguiu entrar prodigiosamente na sua casa, sem causar outro constrangimento, senão aquele que resultou da surpresa de um anúncio inesperado: como é possível se não conheço homem?

Ao mesmo tempo, é maravilhosa a capacidade dessa Maria, leiga, como nós outros, leigos,  de assimilar na integridade a mensagem recém-chegada  e a ela aderir prontamente e sem reservas. Trata-se de quando o Anjo lhe revela que tudo seria resultado de prodígio operado pelo Espírito Santo. Do mais profundo da sua alma, brota aquele SIM, que mudou a face da terra. Maria reconheceu que lhe era proibido não aderir de imediato ao convite formulado, o que derivava da mais lúcida convicção mediante a qual vivia, traduzida na afirmativa prodigiosa:  sou a serva do Senhor, faça-se em mim, segundo a Sua Palavra.

Realmente, Maria só viveu para Deus. A prontidão daquele Fiat, repetido em outros momentos igualmente inesperados de sua trajetória como Mãe de Deus, prova que só tinha olhos para Deus, todo seu respirar, pensar e agir só tinha uma razão de ser, o próprio Deus.

É isto que a credencia como nossa intercessora. Não façamos a menos de aceitar que assim seja, como é preciso ter sempre em mente, que ser seus devotos consiste em imitá-la nas suas virtudes e que de fato o melhor agir consiste, exatamente como ela ensinou: em fazer sempre, tudo aquilo que Jesus mandar.