quinta-feira, 13 de junho de 2013

HOMENAGEM À AFESL



Presidente Silvana Soares Sampaio

O Instituto Histórico e Geográfico do Espírito Santo é uma a associação sem fins lucrativos, de caráter cultural e científico, tendo por escopo o estudo da história, geografia e ciências afins, especialmente no que concerne ao Estado do Espírito Santo.

Trata-se de uma instituição quase centenária. Sua fundação se deu no dia 12 de junho de 1916.

Propõe-se manter arquivo, biblioteca e museu especializados em assuntos capixabas, prioritariamente; editar Revista para divulgação de suas atividades e trabalhos dos seus associados; promover reuniões, festividades, cursos, conferências, congressos, concursos e outras atividades sobre assuntos de sua especialidade e afins; patrocinar e incentivar pesquisas científicas que visem valores de nossa terra e seu maior conhecimento e manter intercâmbio com associações congêneres nacionais ou estrangeiras e com Universidades que mantenham cursos de seu interesse.
Karina Fleuruy, Silvana Sampaio e Wanda Alckmim.
 

Em 2005, o INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO ESPÍRITO SANTO instituiu a Medalha do Mérito Cultural Renato Pacheco. Leva o nome e a efígie do ex-Presidente de Honra, o mesmo Renato José Costa Pacheco.

Mediante ela, agracia personalidades que se tenham distinguido como seus amigos; personalidades que se tenham notabilizado no trabalho em prol da cultura do Espírito Santo e  personalidades de destaque nos meios político, artístico e cultural, em visita ao IHGES.

Com esta medalha foi comtemplada a Academia Feminina Espírito-santense de Letras – AFESL, que de fato tem-se revelado uma entidade dinâmica com publicações, eventos e outras atividades acadêmicas de destaque.

Em solenidade realizada ontem, 12 de junho 2013, a Presidente da AFESL, Silvana Soares Sampaio,  recebeu do Presidente do IHGES, Getulio Pereira Neves,  a honraria que comporá  nosso relicário.