quinta-feira, 1 de novembro de 2012

SEJAMOS SANTOS

A Festa de todos os santos é incluída no ciclo anual do ano litúrgico. Neste dia, a Igreja celebra a memória dos mártires e de outros santos. “Proclama o mistério pascal” em todas aquelas pessoas que sofreram com Cristo e com Ele estão glorificados.

Ao apresentar o exemplo dos santos, a Igreja espera atrair todos, por Cristo, ao Pai.

Ler a vida dos santos é de grande valia para nossa vida. Tomamos conhecimento da caminhada deles por esta terra, das dificuldades que encontraram e como foi que superaram tantos obstáculos no amor de Jesus Cristo e pelo amor Dele.

É bom dizer que a santidade não é privilegio de uns poucos. Todos fomos chamados à santidade, é nossa primeira vocação. Para chegar à santidade somos convidados a trilhar um caminho de uma vocação particular, ao casamento ou à vida consagrada em uma das suas diferentes expressões. Desde em relação ao Papa como ao mais simples dos fiéis, (a maioria) a santidade é única.

O dia de hoje favorece nossa reflexão sobre a santidade. Devemos ser santos, não só como Me. Teresa de Calcutá que viveu e amou tanto os pobres, os mais pobres. Nem mesmo só como Nossa Senhora, a mais perfeita das criaturas, mas santos como é santo o Pai que está no céu. (Mt. 5,48).

Nem se pense que o caminho que leva à santidade seja fácil, mas os que “começam a subir jamais cessam de progredir, de começo em começo, por começos que não têm fim. É um caminho de luz e a caminhada se dá na mais absoluta paz, seja o que for que aconteça  em torno deste vocacionado. O entendimento dos valores superiores se dá, na forma preconizada pelo Apóstolo Paulo: nenhum olho viu, nenhum ouvido ouviu o que Deus tem reservado para aqueles que o amam. (1 Cor. 2,9).
Sejamos santos.