sexta-feira, 20 de julho de 2012

AFESL FAZ 63 ANOS.




A ACADEMIA FEMININA ESPIRITOSSANTENSE DE LETRAS foi FUNDADA em 18 de julho de 1949, sob patrocínio da “Academia Espíritossantense de Letras” para que mulheres escritoras “também pudessem ser imortais” considerando que aquela se constituia só de homens onde invisivelmente se lia “mulher não entra”.

Era a mentalidade da época da qual, mesmo sabendo a fundamentalismo, nem intelectuais escapavam. Ou principalmente?

Contou inicialmente com doze acadêmicas, Anna (Annette) de Castro Mattos, Arlette da Silva Cypreste e Cypreste, Doralice de Oliveira Neves, Hilda Pessoa Prado, Ida Vervloet Finamore, Judith Leão Castello Ribeiro, Maria José Albuquerque de Oliveira, Maria Stella de Novaes, Sylvia Meirelles da Silva Santos, Virginia Gasparini Tamanini, Yamara Vellozo Soneghet Melchiors e Zeny Santos.
Por muitos anos teve a sua frente a Acadêmica Annette de Castro Mattos que com muito trabalho fez o que pode. Sofreu vários períodos de recesso ou completa inatividade, até que Annete viu em Maria das Graças Silva  Neves, estatura e garra para levar o sonho a frente, como de fato aconteceu. Gracinha realizou um grande trabalho, além de fazer das dependências de sua Escola de Música, sede da Academia.

Desde seu soerguimento, a AFESL vem demonstrando a que veio.


Ester e Marlusse
 Neste 18 de julho completou 63 anos particularmente assinalados com a inclusão da atual Presidente, Ester Abreu de Oliveira como homenageada, mediante apresentação de sua vida e de suas obras no programa da Bibilioteca Estadual, já revestido de sucesso, conhecido como DEBATE PAPO, uma criação do Poeta Sérgio Blank.

Qualificado número de pessoas marcou presença além de algumas Acadêmicas.

Não faltou um excelente coquetel.