sábado, 24 de março de 2012

X ENCONTRO LATINO AMERICANO DE ESCRITORAS

Do 27 ao 31 de março de 2012 se realizará no Panamá, o X Encontro Latino americano de Escritoras Panamá 2012, Mulher e Escritura que nesta ocasião renderá homenagem à poetisa, pesquisadora literária e docente panamenha Diana Morán.
Os organizadores esperam a presença de umas 300 escritoras e escritores internacionais, 500 docentes do nível básico, da Premedia  e meia e mais de 200 docentes de espanhol e de Literatura do nível superior.
O Encontro tem como objetivo fazer visível e valorizar o trabalho criativo e acadêmico das escritoras nacionais e internacionais no contexto atual, que possibilite um diálogo com a sociedade panamenha, fundamentalmente com as pessoas que exercem a docência e favorecer o intercâmbio de experiências, idéias e conhecimentos.
A escritora Diana Morán nació em Cabuya, cidade de Panamá o 17 de novembro de 1929 e faleceu na cidade de México o 10 de fevereiro de 1987. Estudou no Instituto Nacional, de onde egresa como Secundária em Ciências e Letras. Bacharel em Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Letras e Educação da Universidade de Panamá.

Doutora em Letras Hispânicas egresada do Colégio de México, com a tese: “Cem Anos de Soledad: novela da desmitificación”, (editada pela UNAM em 1988). Professora do Colégio Fermín Naudeau.  Se afirma que junto ao cantador de décimas e salomas Pilhe Collado, fundou uma escola primária em Antón e que hoje leva o nome de Primeiro Ciclo Salomón Ponce Aguilera.

Partiu ao exílio em México em 1969, depois do golpe Estado do 11 de outubro de 1968; até esse momento era uma das marcantes dirigentes da Associação de Professores da República de Panamá. Funda em México em conjunto com escritoras mexicanas e centro americanas um Ateliê de Teoria e Crítica Literária, ao que decidem nomear Ateliê “Diana Morán”.