quarta-feira, 28 de setembro de 2011

QUEM EU SOU

Ele perguntou aos apóstolos, mas é claro que Jesus sabia o que é que os homens andavam dizendo do Filho do Homem. Foi o lado humano que perguntou. Lado humano sempre perfeitamente ligado ao lado divino e daí a certeza de que também sabia. Às vezes penso que no fundo, a  pergunta inicial foi só inicio de conversa, o que Jesus quis testar ou saber de verdade era o que os próprios apóstolos pensavam dele.
Já havia algum tempo que aqueles homens estavam com Jesus recebendo seus ensinamentos e partilhando as suas ações. Jesus, portanto quis aplicar uma prova, testar seus discípulos. Gente, e não é que eles passaram no teste! Pedro, como líder do grupo, tomou a palavra e afirmou: Tu és o Cristo, o Filho de Deus bendito.
Cristo, o Salvador; Cristo, o Redentor; Cristo, o Filho de Deus, eterno como Deus no mistério da Trindade, igualmente santo, igualmente forte, igualmente imortal.
Jesus ficou contente com o que ouviu, era evidente que aqueles homens rudes estavam entendendo a mensagem que lhes vinha sendo progressivamente revelada. Por outro lado, davam provas de que Jesus capacita os que chama para segui-lo de mais perto como dá sempre as forças necessárias para atravessar as agruras da vida  a qualquer um dos que o servem.
Perguntemos a nós mesmos quem é Jesus para nós, que espaço ele ocupa na nossa vida, que valor tem sua Palavra nas atitudes que tomamos no dia-a-dia, o que Jesus representa no nosso viver.
Pode ser que Ele já nos tenha perguntado e distraídos com outros valores, interessados em outras coisas que nem têm valor para a vida eterna, sequer ouvimos.
Que Nossa Senhora nos sirva de exemplo, que analisemos a vida dela e se lhe temos devoção, sigamos seu exemplo, pratiquemos as virtudes dela  e como fizeram os apóstolos, Jesus será para nós o Cristo, Filho de Deus bendito.