terça-feira, 16 de agosto de 2011

POR UMA CULTURA DE PAZ

É incrível como as pessoas deixam passar oportunidades de ser boas, amáveis, educadas, no mínimo, agir com urbanidade.
Quem dirige nesse trânsito que se torna sempre mais caótico em Vitória e até em cidades menores, sabe que os problemas, as dificuldades são as mesmas para todos. Quantas vezes alguém sai da garagem do prédio em que mora e os carros vão passando. Raramente, alguém pára para ceder a vez. Outra hora, se tem alguém que colabora pode lhe surgir “um buzinaço” atrás, provocado pelos que se aborrecem com quem foi gentil.
Tudo isso comprova a desordem emocional em que muitos se encontram, reagem com falta de educação, com grosseria. Isso é violência e violência é o oposto da paz. Onde há violência, não há paz.
Já existe uma grande movimentação, pró uma cultura de paz. Todavia é uma pequena parcela se considerarmos quantos poderiam aderir a tal luta e ainda se absteem de propugnar pela paz.
Com certeza, as pessoas que renunciam à paz, também já provaram o quanto agir com ela e senti-la é gratificante. Sempre nos arrependemos por ter sido violento, indócil, mal educado, ao contrário, quanto foi prazeroso agir com paz, em paz, pela paz, estar em paz.
Seria tão mais fácil para todos e com certeza todos tiraríamos proveito cultuando paz.
Nossa Senhora da Paz, interceda junto ao teu Divino Filho por nós para que escolhamos dar lugar à paz em nossas vidas, desde quando das maiores às menores atitudes que contribuam, cultivem e façam crescer a paz.