domingo, 14 de agosto de 2011

UMA TRAJETORIA DE LUTA PELO DIREITO E FÉ NA JUSTIÇA

 Em comemoração ao Dia do Advogado o curso de Direito organizou uma aula diferente, um bate-papo com a promotora de Justiça aposentada Dra. Marlusse Pestana Daher. O encontro foi realizado no Cineteatro.

Marlusse iniciou a fala com a frase “O fim do direito é a paz, e o meio o percurso a ser feito para conquistar a luta”. Segundo a promotora, essa frase resume toda sua trajetória – do magistério ao Ministério Público – e sua bandeira de vida e profissão. E, assim como o último convidado do curso de Direito, o professor Dr. João Batista Herkenhoff, a Dra. Marlusse compartilhou sua experiência de vida em tom romântico e paixonado pela profissão de jurista.

A palestrante ressaltou em sua fala a importância de se acreditar na justiça, trabalhar com dignidade e lembrar sempre que cada ser humano tem uma trajetória única. Sem esquecer que tudo tem seu tempo. Para ela, tudo se resume no artigo 5º da Lei de Introdução ao Código Civil e no artigo 59 do Código Penal, que refere-se a interpretação do juiz de acordo com o fim social.

Formada no antigo curso de Magistério, em Letras e em Direito, Dra. Marlusse Pestana contou que sua trajetória foi marcada por lutas e muitas conquistas. “Tenho muito orgulho de minha história. E sei que o que eu conquistei foi através dos dons que Deus me deu”, disse referindo-se à característica humanista e ao hábito da leitura intensa. “Eu amo a língua. É preciso entender e conhecer a língua. Isso é fundamental para nossa profissão. Quem não conhece a língua terá dificuldade de interpretar uma petição”, exemplificou.

Dra. Marlusse acumula no currículo cargos de professora, vereadora no município de São Mateus, Defensora Pública, também em São Mateus, e Promotora de Justiça. “A vida é um eterno aprendizado”, concluiu.