quarta-feira, 3 de novembro de 2010

INVEJA

Inveja é um mau sentimento. Pode levar as pessoas possuidas por ela a cometerem verdadeiros absurdos, as vezes até crimes.
Sempre que percebemos que algum sentimento está fazendo com que a gente desvie o pensamento do bem, cortemos o mal pela raiz. O pensamento é o primeiro impulso, se dele passamos à ação fica pior, é preciso ter cuidado.
Fala-se contudo de inveja santa, por exemplo, ter uma santa inveja da pessoa que é boa, que faz o bem, que progride, que tem sucesso. Nesse caso não se trata de inveja, mas sim de vontade de ser igual, de imitar aquela pessoa, de fazer o que ela faz. E do lado do bem as coisas são igualmente possíveis para todos.
Na sua origem, todo homem foi criado à imagem e semelhança de Deus, como Deus é perfeito e nele não existe nenhum mal, a conclusão é que à semelhança de Deus o homem originalmente é perfeito e preservado do mal. Se pelo pecado original foi contaminado, pelo sangue redentor de Jesus foi resgatado e pelo batismo se reconcilia com Deus e passa a integrar o corpo místico do qual Cristo é a cabeça.
O vício é resultado da multiplicação do mesmo ato; beber todos os dias vicia, fumar também, enfim tudo que é repetido cria hábito.
Assim, estejamos vigilantes a respeito dos hábitos que estivermos adquirindo, cortemos imediatamente o que não for bom.
Nossa Senhora nos ajuda. Peçamos a ela que interceda sempre por nós e nos livre de todo mal…